O Jacareí Basketball, time mantido pela Prefeitura de Jacareí, está resgatando a tradição do basquete na cidade. Se em outros tempos os fãs do esporte no município sentiam falta de um time para torcer, ou até mesmo acompanhavam times vizinhos, a realidade mudou. Jacareí voltou a figurar a elite paulista e está investindo no esporte.
Com bons times formados nos anos 70 e 80 e com excelentes jogadores como Ubiratan, Agra, Edward Simões, Israel, Zé Olaio, Wlamir Marques entre outros, fizeram história na cidade e conquistaram bons resultados para o antigo Trianon Clube.
O time de basquete do Trianon representou a cidade de Jacareí e conquistou vice-campeonato paulista em 72 e 73, e também o vice-campeonato brasileiro de 73. Nos anos 90, a equipe passou por dificuldades deixando de participar ativamente da primeira divisão paulista.
A última participação do clube na primeira divisão do Estado foi há 15 anos. De lá para cá, o Trianon Clube encerrou suas atividades no esporte profissional. Com a Lei de Incentivo Fiscal e as últimas gestões municipais, o basquete de Jacareí está sendo aos poucos reativado na cidade.
- Estamos passando por um momento bom no esporte, com todas as modalidades participando de campeonatos importantes, e também com um ótimo e importante trabalho nas categorias de base – comentou o Auxiliar técnico do Jacareí Basketball, Edvaldo Ávila.
A volta à elite resgata o orgulho dos moradores da cidade. A cada jogo do Campeonato Paulista, o Ginásio Educamais Centro recebe a lotação total do ginásio, que é de 1.500 pessoas. O grande interesse pelo esporte faz a Prefeitura de Jacareí continuar investindo.
- Nos últimos tempos Jacareí tem alcançado um desenvolvimento que faz com que a comunidade busque algo que antes não tinha oportunidade. Assim, as competições, os grandes eventos esportivos, culturais, entre outros, passam a atrair multidões – disse o Secretário de Esportes da cidade, Hernani Barreto.
Recentemente, o município adquiriu e está reformando o Educamais São João, que receberá os jogos do Jacareí no futuro levando o dobro de torcedores ao novo ginásio. A volta das famílias e o resgate da tradição do basquete na cidade tem dado um grande retorno ao município.
- O retorno da população é muito legal e bastante prazeroso. As pessoas têm lido e ficam sabendo mais sobre o esporte da cidade, tanto por meio de sites, além de rádios, jornais e televisão – completou Hernani Barreto.
A tradição de Jacareí no esporte e a volta dos holofotes a cidade é comentada por profissionais ligados ao basquete
- Fico muito contente que Jacarei tenha voltado à elite do basquete e estão com um projeto otimo, espero que se mantenha por muitos anos”, Jefferson Andrade, ala-pivô o São José Basketball.
- Agora temos dois times na região, e esperamos ter muito mais adeptos a modalidade a partir desse momento, onde a nossa cultura de esportes é o futebol - Edvaldo Ávila, auxiliar Técnico do Jacareí Basketball.
- É importante que o basquete volte a crescer na nossa região, que surjam novos jogadores e, principalmente, novos profissionais capacitados à trabalhar com basquete. Isso só vai fazer com que novas portas se abram para todos - Felipe Ávila, estatístico do São José Basketball.
- Importante para o basquete mais do que tudo, pois cria esse clima de rivalidade entre duas cidades vizinhas, então acho legal mesmo é que o basquete da região que vai sair com outro time de nível - Régis Marrelli, técnico do São José Basketball.
COM A PALAVRA: Hernani Barreto - Secretário de Esportes e Recreação da Prefeitura de Jacareí
Este projeto tem um formato diferenciado, e não está inserido num clube ou em qualquer outra instituição privada. Começou em 2008 atendendo 75 pessoas, por meio de um projeto apresentado pelo professora efetivo da rede municipal, André Luís Barreto da Silva, o Deco (hoje técnico da equipe principal de basquetebol masculino), que acabou tomando uma proporção muito grande na atual gestão do município, com mais ou menos 530 pessoas atendidas.
Nossa meta, a curto prazo, é ampliar, já em 2012, o número de praticantes para 750 e aumentar mais duas categorias de base, junto à Federação Paulista de Basketball. Como objetivo, vamos trabalhar para manter a equipe na elite do basquete paulista em 2012 e, caso consigamos um patrocínio forte, também disputar o NBB em 2013.
Reforçamos que também valorizamos os jovens talentos e vamos manter este formato, com a meta de termos pelo menos um representante de Jacareí na equipe das Olimpíadas Rio 2016.