O técnico Ricardo Gomes já está totalmente sem sedação. Segundo o boletim médico da manhã desta quarta-feira, o treinador apresentou progresso no nível de consciência nas últimas 24 horas - permanecendo acordado por um período maior -, o que pode tornar possível, em breve, a retirada total dos aparelhos que auxiliam na respiração.
Apesar do otimismo demonstrado pela equipe médica do Hospital Pasteur, no Méier, Zona Norte do Rio, ainda não há previsão de alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O trabalho de fisioterapia motora e respiratória já foi iniciado e as reavaliações são constantes. Ricardo Gomes se recupera de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico sofrido no clássico contra o Flamengo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Nesta terça-feira, uma tomografia computadorizada foi realizada e evidenciou a absorção total e completa do hematoma cerebral decorrente do acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico que Ricardo Gomes sofreu durante o clássico entre Flamengo e Vasco, no dia 28 de agosto.
Boletim médico de 7/9
O paciente segue com estabilidade clínica. Neurologicamente, ele apresentou nas últimas 24 horas um grande progresso no nível de consciência – permanecendo um maior número de períodos acordado e sem fazer uso de sedativos. Com isso, a equipe médica está bastante esperançosa que nos próximos dias já seja possível retirar totalmente seu suporte ventilatório.
No momento ele continua utilizando o tubo traqueal, em ventilação mecânica. Não há previsão de alta do CTI. O trabalho de fisioterapia motora e respiratória no leito está sendo realizado.
As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificas.