Na última quarta-feira, o Valencia empatou em 1 a 1 com o Chelsea pela segunda rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. Se o time espanhol conseguiu somar mais um ponto na principal competição continental, deve muito às defesas do goleiro brasileiro Diego Alves.
Eleito melhor em campo pela Uefa, ganhou elogios do técnico adversário, o português André Villas-Boas, e do colega de posição Peter Cech, que chegou a dizer que “os momentos mais decisivos do encontro passaram por Diego Alves”. Dois dias depois, a imprensa espanhola ainda repercute a atuação do camisa um.
O tradicional jornal "AS" publica uma entrevista com Diego Alves e diz que “as mãos do brasileiro permitem que o clube siga vivo na Liga dos Campeões”, fazendo referência também ao empate em 0 a 0 da estreia, diante do Genk, na Bélgica, quando Diego foi um dos protagonistas. No clube há quase três meses - foi apresentado oficialmente no início de julho - garante estar muito feliz com o bom momento.
– É maravilhoso. Já estou na Espanha há cinco anos, mas trocar de clube sempre exige certa adaptação. Esse processo está acontecendo muito rápido e estou conseguindo fazer boas atuações. Já na pré-temporada vinha ajudando a equipe nos amistosos e esse jogo contra o Chelsea foi algo muito bom para mim. Pena pelo resultado, porque eu queria a vitória, mas fiquei contente pelo meu desempenho.
Primeiro goleiro brasileiro a jogar na Liga da Espanha, o atleta de 26 anos e 1,88m espera fazer um grande ano pelo Valencia e relembrar os tempos em que quebrou o recorde de invencibilidade defendendo o modesto Almería. Na temporada 2007/2008, permaneceu 679 minutos sem sofrer gols, superando a marca de 575 minutos de Iker Casillas, do Real Madrid e Seleção Espanhola.
– Estou com uma grande expectativa em função de tudo que encontrei aqui, em relação à comissão técnica e estrutura. Agradeço ao Almería por tudo que vivi lá e espero dar sequência na minha carreira agora no Valencia. Estou preparado para enfrentar qualquer tipo de cobrança ou pressão. A meta é brigar pelas primeiras posições em todas as competições e vou dar minha parcela de contribuição para que isso aconteça.
Formado pelo Botafogo de Ribeirão Preto e revelado pelo Atlético-MG, Diego Alves chegou à Europa com 22 anos. O bom desempenho mostrado desde as categorias de base fez com que o goleiro fosse convocado pela primeira vez aos 18. As passagens pela Seleção Brasileira incluem Mundial Sub-20, Jogos Olímpicos e Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.