Começa na manhã desta quinta-feira, no Complexo do Ibirapuera, em São Paulo, a 32ª edição do Troféu Brasil de Atletismo. A competição vai dar mais uma oportunidade para os brasileiros garantirem uma vaga no Mundial de Atletismo, em agosto, em Moscou (RUS). Até o momento, 18 atletas estão garantidos na competição, em 16 provas. Mas até agora, algumas modalidades que já trouxeram bons resultados para o país seguem sem um representante.
As principais ausências de competidores por enquanto está no salto triplo masculino e no salto em distância feminino. Nas duas modalidades, o país já contou com medalhistas olímpicos (como Adhemar Ferreira da Silva e Maurren Maggi, com medalhas de ouro; e João do Pulo, com um bronze) e bons resultados em mundiais, mas neste momento as duas categorias estão em baixa.
Principais saltados do país em anos anteriores, Maurren e Jadel Gregório (foi prata no Mundial de 2007, no Japáo) ainda não estão no melhor de suas formas na temporada. Os dois se recuperam de lesões sofridas na temporada passada e seguem na busca pelo índice.
- Nunca parei (de competir). Tive lesões, fiquei um pouco afastado do cenário internacional. Mas estou retornando. O objetivo é sempre saltar longe , nunca pensa só no índice. Não estou preocupado com isso. Saltando longe, consigo competir fora do país, competir de igual para igual com os atletas internacionais - afirmou Gregório, logo após a disputa do Grande Prêmio Internacional Caixa São Paulo de Atletismo, em maio.
- O índice agora não é minha prioridade. Me preparo para 2016. Tenho de cuidar das lesões. Agora, não estou com nenhuma. Estou feliz comigo mesma. Gostei mais do meu desempenho do que na Olimpíada - declarou Marren durante a mesma competição.
Vale lembrar que o índice para o Mundial de agosto no salto em distância feminino é de 6,65m. Até o momento, a campeã olímpica em 2008 tem a quinta melhor marca do ano, com 6,21m. A principal brasileira em 2013 na modalidade é Keila Costa, com 6,56m.
Já no salto triplo masculino a meta estabelecida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é de 16,85m. Jonathan Silva tem a melhor marca, com 16,78. Já Gregório aparece como o terceiro de 2013, com 16,37m.
Outra prova na qual o Brasil ainda não obteve classificação para o Mundial é o 4x100m masculino. O melhor tempo do país no ano foi alcançado por Fabiano Silva, Ailson Feitosa, Jefferson Lucindo e Haiko Zimmermann em maio, quando eles correram a prova em 39s58 no GP de São Paulo. A marca estabelecida é de 38s91.
Os brasileiros têm até o dia 14 de julho para atingirem os índices. Vale lembrar que os integrantes das provas do revezamento só vão ser definidos nesta data. Já os atletas da maratona já foram convocados oficialmente pela CBAt.
A competição
O Troféu Brasil de Atletismo começa nesta quinta-feira e vai ser disputado até domingo no Complexo do Ibirapuera, em São Paulo. A competição vai contar com 745 atletas de 102 clubes, além de outros 14 participantes de cinco países, que foram convidados.
Além de garantir uma vaga no Mundial, os ainda podem conquistar um lugar no Sul-Americano de Atletismo, que vai ser disputado em Cartagena (COL), entre 5 a 7 de julho. Os dois primeiros colocados de cada prova individual estão classificados para o torneio.
Nesta quinta-feira, as principais atrações vão ser as finais dos 100m e dos 10.000m masculino e feminino.
CONFIRA OS BRASILEIROS JÁ CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL DE MOSCOU:
Masculino
200 m - Bruno Lins e Aldemir Gomes da Silva Jr
400 m - Anderson Henriques
800 m - Kleberson Davide
400 m com barreiras - Mahau Suguimati
Salto em distância - Mauro Vinícius da Silva, o Duda
Salto com vara - Augusto Dutra e Fábio Gomes dos Silva (Fábio conseguiu a vaga, mas por conta de uam lesão não vai poder participar do Mundial)
Lançamento do disco - Ronald Julião
Decatlo - Carlos Chinin
Maratona - Solonei Rocha e Paulo Roberto de Almeida Paula
Revezamento 4x400 m
Feminino
100 m - Franciela Krasucki e Ana Cláudia Lemos
200 m - Ana Cláudia Lemos
Salto triplo - Keila Costa
Lançamento do dardo - Jucilene Lima
Salto com vara - Fabiana Murer e Karla Rosa da Silva
Revezamento 4x100 m