Todos Esportes

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Argélia vence a Coreia do Sul e fica ‘na boa’ para fazer história na Copa-2014

Banner para notas app Copa do Mundo
Escrito por

Se a Bélgica vem confirmando o favoritismo para ficar com a primeira posição do Grupo H desta Copa do Mundo, a Argélia surgiu como a provável segunda colocada da chave. Após não ter boa apresentação justamente diante dos belgas, a seleção do Norte da África apresentou bom futebol e derrotou a Coreia do Sul, por 4 a 2, na tarde deste domingo, no Beira-Rio, em duelo válido pela segunda rodada do Grupo. Resultado que deixa as Raposas do Deserto na vice-liderança da chave e em boa condição para fazer história.

Disputando a sua quarta Copa do Mundo (1982, 1986 e 2010 foram as outras), a Argélia busca deixar a fase de grupos pela primeira vez. E para alcançar tal objetivo, basta uma vitória "simples" diante da Rússia ou até mesmo um empate contra o time de Fabio Capello, considerando que, neste caso, a Coreia do Sul não vença a Bélgica. Já os sul-coreanos, em quarto lugar no Grupo H com apenas um ponto, precisam derrotar a seleção de Hazard & Cia. para ter alguma chance. Os dois jogos acontecerão na próxima quinta-feira.

E vale destacar que o duelo deste domingo foi apenas o terceiro da Argélia em Copas. Os outros dois haviam sido em 1982, diante de Alemanha Ocidental e Chile, quando a Argélia só não avançou de fase pelo saldo de gols. Em 1986 e 2010, foram duas derrotas e um empate em cada edição, sendo que na África do Sul as Raposas do Deserto não conseguiram nem marcar gols.

ANOTOU A PLACA, COREIA?

A Argélia estreou nesta Copa do Mundo sendo derrotada pela Bélgica, por 2 a 1. Abdicando do ataque em muitos momentos, os comandados de Vahid Halilhodžić até conseguiram sair na frente, mas cederam à pressão belga. A impressão deixada não foi boa. Eis que, diante da Coreia do Sul, a Argélia mostrou o futebol esperada para uma seleção que conta com atletas atuando em clubes tradicionais da Europa. Assumir a condição de favorita desde o apito inicial também ajudou.

Slimani havia entrado no decorrer do jogo diante da Bélgica. Artilheiro do time nas Eliminatórias com cinco gols e autor de dez no último Campeonato Português, o jogador do Sporting iniciou o duelo deste domingo e foi a referência ofensiva da Argélia. Com troca de passes envolventes, muita movimentação e velocidade, a Argélia não tardou para envolver uma frágil Coreia. O primeiro gol até demorou. Slimani, aos 26, fez 1 a 0 após lançamento de Medjani. Halliche, dois minutos depois, ampliou e o terceiro, de Djabou após passe de Slimani, veio aos 38. Placar mais do que justo pelo futebol argelino e pela ausência de futebol da Coreia.

E por falar em Coreia... Os comandados de HongMyung-Bo, um dos principais jogadores da história sul-coreana quando estava em atividade, deixaram e muito a desejar. ParkChu-Young, que pertence ao Arsenal, e SonHeung-Min, o "Neymar coreano", até tentaram, mas não mostraram o futebol esperado. Facilmente envolvidos pela marcação, os sul-coreanos conseguiram a proeza de ir para o intervalo sem uma única finalização. Já a Argélia teve 12 arremates.

REAÇÃO E BANHO DE ÁGUA FRIA ARGELINO

Atuação sofrível no primeiro tempo sem inspiração e, como consequência, sem futebol. E não é que a Coreia, com os mesmos 11 jogadores que iniciaram o jogo, resolveu colocar emoção no jogo? E o lance começou de maneira pitoresca. Após lançamento, Son Heung-Min, o "Neymar coreano", dominou a bola com as costas, levou vantagem sobre a marcação e finalizou por debaixo das pernas M'Bouhli. Gol coreano na primeira finalização da seleção asiática em toda a partida.

A Coreia ganhou campo, se animou e viu a Argélia apostar nos contra-ataques. Só que veio um balde de água fria proporcionado pela Argélia. Após envolvente tabela com Feghouli, Brahimi só teve o trabalho de deslocar Jung Sung-Ryong, aos 17 minutos. Teria a Coreia desistido de diminuir a diferença novamente? Nada disso. Com espaço para jogar, os sul-coreanos conseguiram mais um gol, através de Koo Ja-Cheol, aos 27. Mas parou por aí. Apesar dos sustos, a Argélia se mostrou uma boa seleção e fez por merecer a vitória. Agora, resta saber se a histórica classificação às oitavas de final acontecerá.

FICHA TÉCNICA
COREIA DO SUL 2 X 4 ARGÉLIA

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data-hora: 22/6/2014 – 16h
Árbitro: Wilmar Rondón (Fifa-COL)
Auxiliares: Eduardo Diaz (Fifa-COL) e Christian Lescano (Fifa-EQU)
Público: Não divulgado.
Cartões amarelos: Lee Young e Han Kook-Young (CDS); Bougherra (ALG)
Cartões vermelhos: Não houve.

Gols: Slimani, 26'/1ºT(0-1); Halliche, 28'/1ºT(0-2); Djabou, 38'/1ºT(0-3); Son Heung-Min, 5'/2º(1-3); Brahimi, 17'/2º)1-4) e Koo Ja-Cheol, 27'/2ºT(2-4).

COREIA DO SUL: Jung Sung-Ryong, Lee Young, Kim Young-Gwon, Hong Jeong-Ho e Yun Suk-Young (Ji Dong-Won, 33'/2ºT); Han Kook-Young, Lee Chung-Young (Lee Keun-Ho, 19'/2ºT), Ki Sung-Yueng e Koo Ja-Cheol; Son Heung-Min e Park Chu-Young (Kim Shin-Wook, 12'/2ºT) – Técnico: Hong Myung-Bo.

ARGÉLIA: M'Bouhli, Mandi, Bougherra (Belkalem, 43'/2ºT), Halliche e Mesbah; Brahimi (Lacen, 32'/2ºT), Bentaleb, Medjani, Feghouli, Djabou (Ghilas, 28'/2ºT); Slimani – Técnico: Vahid Halilhodžić.