Givanildo Oliveira foi o técnico que comandou o América-MG nos títulos da Série B de 1997 e da Terceirona de 2009. E ele terá mais uma oportunidade de levar o Coelho novamente à elite do futebol brasileiro. Mesmo sem ter evitado o descenso do América este ano, Givanildo teve o seu contrato com o clube renovado por mais um ano. Ele será o comandante americano na Segundona de 2012.
Marcus Salum, integrante do Conselho Administrativo do América, revelou que o planejamento do Coelho para 2012 começou nesta segunda-feira. Dispensas e contratações já foram discutidas. O objetivo é mais do que óbvio: formar o mais rapidamente possível o plantel que defenderá o América no ano que vem.
- Discutimos sobre a formação da equipe, analisando o grupo e outros detalhes. Mas, por enquanto, ainda não podemos anunciar nada - disse o dirigente americano.
Givanildo assumiu o América na 15ª rodada do Brasileirão, estreou com uma goleada diante do Fluminense, na Arena do Jacaré, e renovou as esperanças da torcida.
Com Giva no comando, o Coelho conquistou 29 dos seus 37 pontos. Foram 24 jogos, com sete vitórias, oito empates e nove derrotas. Um aproveitamento de 40,2% dos pontos. Se apenas o desempenho do treinador fosse levado em consideração, o América teria terminado o Campeonato Brasileiro na 15ª posição.
Somando as suas três passagens pelo América, Givanildo dirigiu o Coelho em 110 oportunidades, com 50 vitórias, 32 empates e 28 derrotas. Aproveitamento de 55% dos pontos.