Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Wawrinka sofre no início, mas supera Troicki e está nas quartas em Paris

Suíço tem problemas nos dois primeiros sets, mas depois prevalece, ajudado por lesão do oponente, e está nas quartas de Roland Garros

Stan Wawrinka (Foto: AFP / MIGUEL MEDINA)
Escrito por

O suíço Stan Wawrinka, 4º da ATP e atual campeão de Roland Garros, está nas quartas de final no major parisiense. Ele passou por um duro Viktor Troicki, 24º, em quase três horas, por 7/6(5), 6/7(7), 6/3 e 6/2, em 2h56min. Esta foi a quinta vitória de Stan em cinco confrontos contra o sérvio.

Na próxima fase, ele enfrenta a surpresa espanhola Albert Ramos-Vinolas, apenas o 55º melhor classificado entre os homens, que bateu, neste domingo, o top 10 Milos Raonic, por 6/2, 6/4 e 6/4. Os dois já se encontraram seis vezes, com todos os triunfos indo para o atual campeão na cidade luz.

O primeiro set foi dominado pelo saque. Apenas no 12º game, o último antes do tiebreak, houve ameaças ao serviço. O suíço foi muito agressivo e rapidamente abriu 0/40, mas viu o rival jogar muito bem e voltar no game, confirmando seu saque após salvar quatro set points.

No tiebreak, o 4º colocado também manteve-se sempre à frente: ele abriu 3/0, com dois minibreaks, 5/2 e 6/3, mas fechou somente em 7/5, depois de perder mais duas bolas do set.

A segunda parcial foi, de longe, a mais disputada. O helvético saiu quebrando, mas ligou o modo off e errou muito durante quatro games, sendo vazado duas vezes e vendo o oponente abrir 4/1. Em 4/2, no entanto, Stan mostrou ter disposição para buscar o set e chegou a duas oportunidade de quebra, eventualmente convertendo a última. O jogo ficaria igual, apesar da instabilidade demonstrada pelo favorito naquela etapa.

Sem mais chances, os dois foram a novo tiebreak. Nele, os jogadores trocaram miniquebras no início. Depois, em 2/3, Stan cometeu uma dupla falta e um erro bobo e deu o tiebreak de mão beijada para Troicki. Ele perdeu três chances, todavia, e só fechou em 9/7, contando com ampla colaboração do bicampeão de Slam.

Após as longas primeiras parciais, as duas etapas seguintes foram mais tranquilas. Wawrinka quebrou Troicki no quarto game do terceiro set e abriu 4/1. Nesse ponto, o tenista dos Balcãs chamou o fisioterapeuta e apontou um problema na região da perna direita. Isso não o permitiu apresentar o mesmo nível de tênis. O 4º pré-classificado administrou e fez 2x1 na partida.

Na quarta e última parcial, o top 5 largou com tudo, tomando o saque do adversário logo no primeiro game. Assim, já era previsível que o sérvio não poderia responder à altura. Para piorar sua situação, Stan sacava de forma excelente, disparando diversos aces – foram 19 no total – em seus games. Ele voltou a conseguir um break em 1/3 e, em pouco menos de três horas, garantiu seu lugar nas quartas de final do Aberto da França.