Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sharapova tem pena reduzida pelo Tribunal do Esporte e retorna no fim de abril

Tenista voltará a tempo de disputar a temporada em quadra de saibro

Maria Sharapova (tenista russa) (Foto: ROSLAN RAHMAN/AFP)
Escrito por

Depois de dois adiamentos saiu finalmente o resultado da apelação de Maria Sharapova. A ex-número 1 do mundo e dona de cinco Grand Slams poderá voltar a competir em 26 de abril de 2017, ainda na temporada de saibro, nove meses antes da punição inicial.

A tenista foi suspensa preventivamente em 12 de março e em junho foi punida por dois anos por uso de meldonium, substância proibida a partir desta temporada, mas o Tribunal Arbitral do Esporte e Cortê Arbitral do Esporte decidiram reduzir em um ano a pena da tenista.

Ela está sem atuar desde o Australian Open quando perdeu nas oitavas para Serena Williams. No começo de março confessou o uso da substância alegando que seu empresário viajou e não consultou a mudança de medicamento que tomava para asma e batimentos cardíacos. Mas na condenação inicial acabou culpada.

A suspensão inicial datava de retorno apenas em janeiro de 2018.

Na decisão, o TAS/CAS aponta: "O painel chegou a conclusão que a senhora Sharapova cometeu uma violação de regra do anti-doping e enquanto foi "sem falta significativa". Ela teve algum grau de culpa, para o qual uma sanção de quinze meses é apropriada. O Painel gostaria de salientar que o caso é ouvido, e o prêmio prestou, foi
só sobre o grau de culpa que pode ser imputada à jogadora por sua falha na substância contida num produto que ela tinha sido tomada durante um longo período", diz o comunicado apontando que as testemunhas foram ouvidas no começo de setembro.

A russa deve estar apta a disputar por exemplo Roland Garros, no fim de maio, com transmissão do Bandsports.