Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rafael Nadal domina Ruud e conquista Roland Garros pela 14ª vez

Espanhol passou fácil por adversário norueguês

Rafael Nadal comemorando mais um caneco - FFT
Escrito por

O espanhol Rafael Nadal, 5º no ranking da ATP, não tomou conhecimento do norueguês Casper Ruud, 8º, e conquistou neste domingo seu 14º título de Roland Garros, seu 22º título do Grand Slam, ampliando a margem para o sérvio Novak Djokovic e o suíço Roger Federer, ambos com 20 Grand Slams cada.

Jogando de maneira tática e contando com a instabilidade do adversário, Nadal precisou de 2h18 para fechar o placar em 6/3 6/3 6/0, tendo convertido o único ace do jogo disparando 37 bolas vencedoras contra 16 do norueguês, que cometeu uma dupla-falta a 3 e disparou 26 erros não-forçados contra 18 do espanhol.

Ruud tornou-se o 3º jogador a sofrer um pneu de Nadal na grande final de Roland Garros, antes dele as vítimas foram o sérvio Novak Djokovic em 2020 e o suíço Roger Federer em 2008.


Nadal consegue o primeiro título no saibro no ano, o 63º no total, e o 92º troféu na carreira. Em 2022 ele venceu o Australian Open, Roland Garros, ATP de Melbourne, na Austrália, e o ATP 500 de Acapulco, no México.

O jogo

Em um início muito nervoso, Nadal e Ruud trocaram quebras entre o 2º e 4º games, vendo o espanhol menos errático abrir 4/1 e administrando a vantagem, ganhando muitos pontos nos games de saque do norueguês e minando sua confiança.

No segundo set, Ruud começou a aplicar boas bolas com forehand na paralela, buscando a rede em alguns poucos pontos cruciais. Assim, salvou três breakpoints no 1º game, seguiu e quebrou o espanhol de zero, no 3º game, após dupla-falta de Rafa, que reagiu e virou a parcial de 1/3 para 6/3 com quebras nos 5º, 7º e 9º games.

Nadal usou o intervalo de sets para se trocar e na parada o norueguês pareceu bastante preocupado. Com a bola quicando, Nadal trabalhou muito firme com backhand cruzado, movimentou bem Ruud na linha de base e com belas bolas cruzadas fechou a partida com quebras nos 2º, 4º e 6º games, fechando seu terceiro pneu em uma final de Roland Garros.