Tênis

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Nadal acaba com Thiem e conquista Roland Garros pela 11ª vez

Espanhol leva seu 17º título de Grand Slam

Divulgação FFT
Escrito por

Rafael Nadal não se cansa de ganhar Roland Garros. O número 1 do mundo se desfez, neste domingo, de seu maior algoz no saibro nos últimos dois anos e conquistou o troféu pela 11ª vez do Aberto da França, o Grand Slam do saibro.

O natural de Manacor precisou de 2h42min para derrotar o austríaco Dominic Thiem, oitavo colocado, por 3 sets a 0 com parciais de 6/4 6/3 6/2 na lotada quadra Philippe Chatrier, a principal do complexo.


Nadal soma seu 11º Roland Garros igualando os títulos de 2005 até 2008, 2010 até 2014 e 2017 totalizando 86 vitórias em 88 jogos e soma seu 17º Grand Slam com as duas conquistas em Wimbledon, três no US Open e mais uma no Australian Open. Roger Federer segue liderando com 20 conquistas de Major.

Ele soma seu 57º título no saibro, piso onde tem 415 vitórias em 451 partidas e 79º troféu da carreira, quarto da temporada. Na carreira são 903 triunfos e 187 derrotas.

Ele agora tem 11 títulos em três torneios. Além de Paris conseguiu tal façanha em Monte Carlo e Barcelona. Em Roma tem oito conquistas.

Thiem jogou sua primeira final de Grand Slam na carreira.

O jogo

A partida envolvia muita tensão uma vez que Thiem vinha de vitória sobre Nadal em Madri, em maio, e tem três vitórias em nove jogos no saibro contra o espanhol.

Por isso o Touro Miíura começou o jogo muito intenso e firme, conseguindo uma quebra e abrindo 2/0, mas Thiem logo recuperou a quebra e equilibrou as ações. Os games eram longos, pegados, Thiem salvou três breaks para igualar 3/3 só que no 4/4 começou errando voleio, depois jogou duas direitas pra fora e o set foi embora por 6/4 para Nadal em 1h01min.

Na segunda etapa o espanhol seguiu intenso e viu Thiem cair o nível e se irritar com os erros. O espanhol abriu 3/0 e foi controlando com alguma dificuldade o serviço, conseguindo salvar um break com curtinha arriscada e vencendo game longo. Com esquerda fora de Thiem, Rafa fechou a parcial por 6/3 em 53 minutos.

No terceiro set Nadal perdeu quatro breaks no primeiro game, mas conseguiu a quebra na sexta chance para abrir 2/1 e saque. Ele teve 30 a 0 e começou a sentir cãibras nos dedos da mão e chamou o fisioterapeuta. A quadra central ficou quieta, apreensiva. Nadal voltou indi a rede para confirmar o game e apesar de outro atendimento mostrava alto nível para abrir 4/2, conseguir outra quebra com erros de Thiem e liquidar a fatura por 6/2 no quinto match-point mesmo com dores e mais atendimentos no punho e dedos.