Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seleção Brasileira é a que mais finaliza na Copa, mas é a menos eficiente

Brasil tem a maior média de finalizações por jogo, porém fica devendo no índice de conversão

Brasil está com problemas para converter as chances criadas em gols na Copa (Foto: EFE/ Antonio Lacerda)
Escrito por

A Seleção Brasileira se classificou de forma antecipada para as oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, mas deixou a impressão de que poderia mais, principalmente em relação aos gols, já que foram apenas três em três jogos. E isso nós conseguimos perceber pelas estatísticas fornecidas pela Fifa, que mostra a ineficiência do Brasil.

> AO VIVO: acompanhe em tempo real os passos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo

Pegando apenas as seleções que se classificaram para a segunda fase da competição e calculando os dados de quem já disputou as oitavas, é possível perceber que a Seleção Brasileira é aquela com a maior média de finalizações por jogo ao lado da França, cada uma com 17,3 chutes por partida. Foram 52 tentativas de acertar o gol na fase de grupos.

Já em relação aos chutes no alvo, ou seja, aqueles que acertam a direção do gol, o Brasil lidera o ranking sozinho, com média de 7 por partida, um pouco superior ao que a Argentina fez: 6,5 finalizações certas por jogo. O time de Tite acertou o alvo 21 vezes.

> Veja a tabela e o simulador da Copa do Mundo-2022 clicando aqui

No entanto, apesar de tantas finalizações, a Seleção Brasileira ficou longe de atingir a eficiência, uma vez que marcou apenas três gols durante a fase de grupos. Se pegarmos esse número de chutes e dividirmos pelas bolas na rede, veremos o problema. O Brasil precisa de 17,3 finalizações para marcar um gol, e 7 chutes certos para marcar um gol.

> Brasil x Coreia do Sul: saiba data e horário do confronto das oitavas de final

Martinelli até tentou, mas não conseguiu marcar (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Para se ter noção, a segunda seleção nesse ranking de ineficiência é a dos EUA, que tem média de 15,3 finalizações para fazer um gol, e 5 chutes certos para balançar a rede. Eles já foram eliminados nas oitavas de final pela Holanda e disputaram quatro partidas.

Diante da Coreia do Sul, na segunda fase da Copa do Mundo, a missão da Seleção Brasileira é mostrar mais eficiência no ataque e se garantir nas quartas de final, principalmente convertendo as chances que cria. A partida acontece nesta segunda-feira, às 16h (de Brasília), no Estádio 974, pelas oitavas de final do Mundial do Qatar.

> Brasil contra asiáticos: relembre os últimos 15 jogos em competições oficiais

Confira os números citados acima:

Média de finalizações por jogo

Brasil - 17,33
França - 17,33
Argentina -  14,50
Senegal - 13,67
Coreia do Sul - 13,00

Média finalizações certas por jogo

Brasil - 7,00
Argentina - 6,50
Inglaterra - 5,67
França - 5,33
Croácia - 5,33

Média de finalizações para fazer um gol

Brasil - 17,33
EUA - 15,33
Polônia - 10,00
Coreia do Sul - 9,75
França - 8,67

Média de finalizações certas para fazer um gol

Brasil - 7,00
EUA - 5,00
Croácia - 4,00
Argentina - 3,71
Coreia do Sul - 3,00