Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Liderança! Por que Renato Augusto é fundamental para a Seleção de Tite?

O LANCE! mostra o que faz Renato Augusto ser peça fundamental para a Seleção comandada por Tite e os números do meia com o treinador. Confira...

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

Um dos pilares do meio-campo brasileiro nas Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, Renato Augusto está há pouco mais de uma semana sem trabalhar com o restante do grupo convocado para a disputa do Mundial. Diagnosticado com uma inflamação no joelho esquerdo, o meia está sob os cuidados da fisioterapia e corre para se recuperar a tempo do início do torneio. Jogador de confiança de Tite, Renato é peça fundamental para o esquema tático, além de ser um dos líderes do elenco.

Às vésperas do início da Copa, o LANCE! detalha a importância e os números do jogador pela Seleção após a chegada de Adenor Leonardo Bachi, o Tite, treinador que fez o Brasil alcançar um ótimo nível e apresentar um futebol convincente.

Campeão olímpico em 2016, Renato Augusto é o homem que pode dar equilíbrio ao meio-campo brasileiro e é ele o responsável pela qualidade com que a bola chega aos atacantes, como Neymar, Coutinho e Willian. Além de também colaborar defensivamente, apoiando os laterais e articulando a posse de bola entre a defesa e ataque, dando opção de passe para os volantes, o que inclusive permitiu que Paulinho atuasse mais adiantado e marcasse gols importantes.

Fundamental para a Seleção verde e amarela durante as Eliminatórias, Renato não chegou nem a viajar para Liverpool, para o penúltimo jogo do Brasil antes da Copa do Mundo. A expectativa é que ele siga se recuperando no CT do Tottenham e também não esteja em Viena, para o amistoso contra a Áustria no próximo domingo, às 11 horas (de Brasília).

O camisa 8 do Brasil participou de 17 em 20 jogos desde que Tite assumiu o comando e foi o terceiro jogador que mais esteve em campo com o treinador, ficando atrás apenas de Willian e Philippe Coutinho, ambos com 18. Dessas 17 partidas, 14 foram como titular, com apenas um gol, na vitória por 2 a 0 contra o Peru, pelas Eliminatórias.

- Realmente, meu futebol cresceu muito com o Tite, que foi muito importante pra mim tanto dentro quanto fora de campo. Evoluí muito como jogador e como pessoa convivendo com ele. Sempre me deu liberdade para conversarmos sobre tática, o que me fez crescer também. Além de um grande treinador, muito estrategista, é uma pessoa admirável, de fino trato com todos os jogadores. O ambiente com ele sempre foi o melhor possível pela maneira como conduz tudo - afirmou o meia.

Renato e Tite tiveram primeiro contato em um time no Corinthians, clube em que ficou de 2013 até 2016, e pelo Timão conquistou um Campeonato Paulista, uma Recopa e um Campeonato Brasileiro, sendo nas três competições o protagonista da equipe.

Mas mesmo com os bons momentos vividos com a Amarelinha, o meia acabou caindo de rendimento na reta final das Eliminatórias e viu Tite começar a pensar em outras alternativas. Nos dois primeiros jogos deste ano de 2018, Renato não esteve entre os titulares e o treinador admitiu em entrevista coletiva, que há outros atletas em melhores momentos.

- É um momento de alto nível quando começa a competição por vaga entre os atletas e eles competem, com leadade mas competem. Isso é algo do jogo e depois sobra para o treinador e a comissão técnica decidir quem vai jogar. E o Renato abaixou por alguns aspectos, na China o nível de treinamento caiu e ele passou as férias treinando e buscando atingir seu melhor nível para a Copa - disse o treinador, que completou:

- Quando ele se apresentou para a Seleção estava se recuperando e sem uma sequência de jogos, enquanto o Fernandinho esta em alto nível e entrou bem. Chamei o Renato de canto e mostrei que é o nosso objetivo que é retomar o padrão Renato Augusto e ele disse que entende.

Após seis dias, Renato Augusto enfim interrompeu as atividades fisioterápicas para ir ao campo do CT do Tottenham nesta quarta-feira e fez exercícios em separado sob o comando do fisioterapeuta Bruno Mazziotti. Exames realizados em Londres comprovaram que o atleta não tem lesão no joelho esquerdo.

Números de Renato Augusto na 'Era Tite':

Convocações: 18

Partidas disputadas: 17

Partidas em que foi titular: 14

Gols marcados: 1