Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Guardiola na Seleção? CBF já tentou ‘internacionalizar’ comissão, mas há resistência por técnico estrangeiro

Vice-presidente da CBF afirmou que contrataria treinador do Manchester City para o lugar de Tite, mas o 'mais perto' que entidade chegou de um estrangeiro foi com Xavi

Pep Guardiola e Xavi, que já foi alvo da CBF e de Tite (Foto: Víctor Salgado / Barcelona)
Escrito por

O nome de Pep Guardiola frequentemente agita o imaginário dos torcedores da Seleção Brasileira. Mesmo fazendo parte do projeto do Manchester City-ING e sendo um dos principais treinadores do mundo, o espanhol foi consultado pela CBF há alguns anos, como Francisco Noveletto, vice-presidente da entidade, revelou.

+ Tite faz testes e esboça times em treino da Seleção Brasileira em Turim

Ainda há, contudo, muita resistência interna pela (possível) entrada de um treinador estrangeiro para o comando da Seleção Brasileira. Seja nos torcedores mais 'antiquados' ou entre os conselheiros da CBF, a ideia não possui 100% de aprovação.

Um nome fora do Brasil ainda pode parecer muito distante da realidade, mas a CBF já tentou um começo de "internacionalização" da comissão técnica. No ano passado, Tite fez um um convite a Xavi, então de saída do Al-Sadd, do Qatar, para assumir como auxiliar, mas o espanhol resolveu assumir o Barcelona-ESP.

O ex-volante seria o primeiro gringo da comissão de Tite e foi, até agora, o mais perto que a CBF chegou de um estrangeiro. A questão da língua e a resistência histórica são fatores que ainda afastam os 'gringos', mas cada vez o assunto é debatido internamente.

Vale lembrar que o LANCE! apurou, em 2012, que Pep Guardiola gostaria de treinar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Sonho distante? Talvez. Hoje, a posição não há 100% de aprovação interna - além, claro, do salário do treinador do Manchester City-ING ser bem maior que o de Tite, o que também seria uma questão complicada.

+ Alex Telles celebra vaga na Copa do Mundo, explica desenho da infância e diz: 'Que venha a sexta estrela'

Xavi, mesmo que apenas por uma busca, pode ter sido o pontapé inicial para uma 'nova era' na CBF. A posição oficial da organização ser de que vai buscar o substituto de Tite, que deixará o comando da equipe em janeiro, apenas após a Copa do Mundo