Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em palco de alegrias, Neymar volta ao Maracanã para tentar apagar a última impressão

Camisa 10 tem cinco jogos disputados no principal estádio do país com a Seleção Brasileira, com dois títulos conquistados, mas perdeu a Copa América para a Argentina em 2021

Neymar tem cinco partidas disputadas no Maracanã com a Seleção Brasileira (Foto: Arte LANCE!)
Escrito por

Depois de quase três anos, chegou a hora da Seleção Brasileira pisar novamente no Maracanã com o principal estádio do futebol brasileiro lotado. Embora tenha jogado com a presença de torcedores na final da Copa América 2021, a entrada foi restrita a pouquíssimas pessoas por conta da Covid-19.


A última vez que o time de Tite atuou no Jornalista Mário Filho em situação parecida com a desta quinta-feira, quando encara o Chile, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, foi na final da Copa América de 2019, quando bateu o Peru por 3 a 1. Na ocasião, 69.968 torcedores viram o título continental.

+ Tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022

Nesta quinta-feira, no entanto, uma cena que não foi vista contra os peruanos, há três anos, poderá ser testemunhada: a presença de Neymar dentro de campo. Lesionado durante o torneio em 2019, o camisa 10 precisou ser cortado às vésperas da competição.

Agora, Neymar poderá sentir novamente o calor do público brasileiro no Maracanã, palco que já está marcado em sua carreira. No estádio, o atacante acumula títulos, mas também frustrações. Ao todo, são cinco partidas no Mário Filho somando Seleção principal e olímpica, com quatro gols e duas assistências.

JOGOS DE NEYMAR COM A SELEÇÃO NO MARACANÃ
Brasil 2 x 2 Inglaterra - Amistoso - 02/06/2013
Brasil 3 x 0 Espanha - Copa das Confederações - 01/07/2013
Brasil 6 x 0 Honduras - Jogos Olímpicos - 17/08/2016
Brasil 1 x 1 Alemanha (5 a 4 nos pênaltis) - Jogos Olímpicos - 20/08/2016
Brasil 0 x 1 Argentina - Copa América - 10/07/2021

+ Luxo no Qatar: veja fotos do hotel e do local de treinos da Seleção na Copa do Mundo

ESTREIA SEM BRILHO

O primeiro jogo de Neymar com a Amarelinha no Maracanã foi em junho de 2013, quando o estádio foi reinaugurado após passar por reformas, em amistoso com a Inglaterra. No empate em 2 a 2, o camisa 10, de saída do Santos à época, não deixou sua marca. Fred abriu o placar, mas os ingleses viraram com Oxlade-Chamberlain e Rooney. No fim, Paulinho evitou a derrota.

Neymar sendo marcado por Lampard no Maracanã, em 2013 (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)

GOL, TÍTULO E FESTA
​Um mês depois do amistoso com o English Team, Neymar encarou a Espanha, então campeã mundial, na final da Copa das Confederações. Com uma atuação de gala do time comandado por Felipão, o Brasil venceu por 3 a 0 e conquistou seu quarto título no torneio. Fred marcou o primeiro e o terceiro gol, mas o camisa 10 fez o mais bonito da noite, em chute forte de canhota.

Com apenas 21 anos, Neymar foi eleito o melhor jogador da Copa das Confederações (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

EM BUSCA DO SONHO
O terceiro jogo de Neymar no Maracanã foi com a Seleção olímpica, nas Olimpíadas de 2016. Na semifinal, o Brasil encarou Honduras e os comandados de Rogério Micale não tomaram conhecimento do adversário. Em goleada por 6 a 0, Neymar marcou duas vezes e ainda deu duas assistências, para gols de Gabriel Jesus e Marquinhos.

Neymar teve atuação de gala contra Honduras (Foto: VANDERLEI ALMEIDA / AFP)

O ÁPICE
Três dias após a goleada sobre Honduras veio o apogeu. O Brasil foi campeão olímpico sobre a Alemanha, conquistando, assim, o único título que faltava na história. Em empate em 1 a 1 no tempo normal, que se estendeu pela prorrogação, a Seleção Brasileira venceu nos pênaltis por 5 a 4. Durante o jogo, Neymar fez um golaço de falta; nas penalidades, bateu a que fechou o duelo.

Choro de alegria: Neymar converteu a cobrança decisiva na final das Olimpíadas de 2016 (Foto: ODD ANDERSEN / AFP)

TRISTEZA
​Se nas quatro primeiras partidas Neymar não teve do que reclamar, o último jogo do camisa 10 no Maracanã foi um duro golpe. Na final da Copa América 2021, o Brasil perdeu para a Argentina de Lionel Messi por 1 a 0, com gol de Di María, e viu a Albiceleste encerrar um jejum de 28 anos sem troféu. Ao final da partida, o astro não conteve as lágrimas.

Marquinhos consolou Neymar após a derrota na Copa América (Foto: NELSON ALMEIDA / AFP)

Nesta quinta-feira Neymar terá a oportunidade de escrever mais um capítulo em sua história no Maracanã. Com a certeza de casa cheia - mais de 50 mil ingressos já foram vendidos -, o camisa 10 estará em campo para o último jogo da Seleção Brasileira diante do seu torcedor antes da Copa do Mundo do Qatar, no fim de 2022.

* Estagiário, sob a supervisão de Hugo Mirandela.