Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok
Brasil
escudo default
1
0
escudo default
Peru

Com gol de Paquetá, Brasil vence o Peru e vai para mais uma final de Copa América

Após um primeiro tempo repleto de chances, equipe de Tite garante vaga com gol do camisa 17, nesta segunda-feira, em jogo no qual superou desgaste na etapa final  

Seleção comemora o gol de Lucas Paquetá (MAURO PIMENTEL / AFP
Escrito por

O ritmo da Seleção Brasileira variou, mas a equipe conseguiu garantir sua vaga na final da Copa América. Após um primeiro tempo com muita velocidade, no qual saiu na frente com gol de Lucas Paquetá, a equipe oscilou sua marcação e acabou segurando a pressão, saindo de campo com a vitória por 1 a 0 sobre o Peru, nesta segunda-feira, no Nilton Santos.

Agora, os comandados de Tite enfrentam o vencedor da semifinal entre Colômbia e Argentina, que se enfrentam no Mané Garrincha nesta terça-feira. A decisão da Copa América está marcada para este sábado, no Maracanã.

NOVO ÂNIMO

A opção de Tite por lançar Lucas Paquetá e Everton como titulares acentuou o ímpeto ofensivo da Seleção Brasileira. Segura na construção de jogadas, a equipe canarinha teve boas variações pelas pontas e acuou o adversário. Logo aos sete, Paquetá esticou e Richarlison driblou o goleiro mas, logo depois, perdeu o domínio. O "Pombo" ainda tentou o passe e Neymar, pressionado, errou. 

GALLESE SALVA O QUANTO PODE

Achando caminhos para avançar, a Seleção não poupou Gallese. Casemiro encheu o pé e fez o goleiro defender em dois tempos uma cobrança de falta. Em seguida, foi a vez dele salvar uma tentativa rasteira de Everton. Em nova tentativa na frente, Casemiro chutou forte e Gallese saltou para evitar o gol.

Na sobra, o goleiro peruano se viu diante de um bombardeio. Paquetá cruzou e Richarlison encheu o pé, mas Gallese defendeu à queima-roupa. Neymar também tentou e parou no reflexo do camisa 1. Até ao sair de maneira atabalhoada e levar o drible de Richarlison, o peruano teve sorte: o "Pombo" se atrapalhou com os pés e cruzou para Neymar, que saltou, mas cometeu falta ao cabecear.

PAQUETÁ NA REDE!

Na nona chance (sétima na direção do gol), a Seleção Brasileira, enfim, balançou a rede. Depois de um cochilo peruano, Richarlison abriu caminho para Neymar descer pela esquerda. O camisa 10 se desvencilhou de dois adversários e serviu Lucas Paquetá, que mandou para a rede. Foi o segundo gol do camisa 17 na Copa América. O placar quase foi ampliado em finalizações de Paquetá e Renan Lodi, mas a bola passou próximo à trave.

NÃO DORME NO PONTO...

Os ânimos da Seleção Brasileira ficaram arrefecidos na volta do intervalo. O Peru, que se restringira a lampejos de Cueva na etapa inicial, ganhou formação mais ofensiva com as entradas de García e López e encontrou espaços. Lapadula driblou Thiago Silva e finalizou rasteiro, obrigando Ederson a intervir. Em seguida, García teve duas chances. Na primeira, bateu rente à trave. Logo depois, arriscou e a bola quicou de maneira traiçoeira, obrigando Ederson a fazer malabarismo para salvar.

DIFÍCIL DE ENGATAR

Os comandados de Tite tentaram encontrar brechas em contra-ataques puxados por Neymar. No entanto, faltava fôlego para a equipe encontrar jogadas diante de uma equipe peruana que se lançou de vez ao ataque. Nos melhores momentos, o camisa 10 encheu o pé, mas a bola passou longe do gol. Além disto, um cruzamento de Renan Lodi assustou Gallese.

DO SUSTO AO ALÍVIO

Enquanto isto, o Peru continuava a rondar a área brasileira. Em cobrança de falta, Callens subiu livre diante de Ederson, mas sua cabeçada passou rente à trave. A equipe de Ricardo Gareca ainda tentou investidas com Tapia e Lapadula. Mas o Brasil, superando desgaste e o jogo com gramado ruim,  foi bem defensivamente e assegurou sua vaga na decisão da Copa América. Os peruanos vão para o Mané Garrincha e, nesta sexta-feira, às 21h, fazem a disputa do terceiro lugar com o perdedor de Argentina e Colômbia. Já a equipe canarinha para o Maracanã.

FICHA TÉCNICA

BRASIL x PERU

Data-Hora
: 05-07-21 - 20h
Estádio: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistentes: Christian Schiemann (CHI) e Claudio Rios (CHI)
VAR: Delis Lopez (PAR)

Gol: Lucas Paquetá, 34/1T (1-0)

Cartões amarelos: Vinicius Júnior (BRA), López, Yotún (PER)

BRASIL: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi (Éder Militão, 38/2T) ; Casemiro, Fred (Fabinho, 38/2t) e Lucas Paquetá; Everton Cebolinha (Everton Ribeiro, 24/2T), Neymar e Richarlison (Vinicius Júnior, 38/2T). Técnico: Tite

PERU: Gallese; Corzo, Santamaría, Christian Ramos (García, intervalo), Callens e Trauco (López, intervalo); Tapia (Távara, 44/2T), Yotún, Peña e Cueva (Ormeño, 35/2T); Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca