Seleção Brasileira

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Com Alex Telles, Brasil muda de característica e se torna mais ofensivo

Lateral-esquerdo, que vai ganhar de titular da Seleção no próximo jogo da Copa do Mundo com a lesão de Alex Sandro, é mais construtor e chega mais fácil ao ataque

Alex Telles vai receber chance na Seleção Brasileira (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

A saída de Alex Sandro, mais um jogador lesionado na Seleção Brasileira, vai provocar mudanças estruturais no sistema tático do Brasil. Alex Telles, reserva imediato e quem vai assumir a vaga na lateral-esquerdo, tem características bem diferentes em relação ao camisa 6. A tendência é por uma equipe mais ofensiva - pelo menos no setor - contra Camarões, às 16h (de Brasília) na sexta-feira.

+ Seleção terá time reserva contra Camarões; veja provável escalação

O jogador do Sevilla é definido por Tite como um "lateral-construtor". Alex Telles, assim como o xará da posição, não é um lateral à moda antiga que vai à linha de fundo com frequência para cruzar. A ofensividade, por outro lado, é na criação: o camisa 16 gosta de se juntar aos volantes na primeira linha do meio-campo.

Telles tem uma capacidade de passe acima da média - não à toa, é um dos defensores com mais participações em gols na história do Porto, clube que atuou por quatro anos e é considerado um dos maiores jogadores da instituição em todo o tempo.

+ Juninho Paulista tranquiliza sobre casos de gripe na Seleção Brasileira

Na Seleção não é diferente. Contra Gana, um dos últimos amistosos que o Brasil teve antes da Copa, Tite testou Alex Telles como titular. Na partida, o lateral se comportava regularmente como um "volante" e ficava bem avançado, ajudando na saída de bola e na criação de jogadas, quando a Canarinho tinha a posse.

Alex Sandro, titular original da posição, é bem mais defensivo. É difícil ver o camisa 6 deixar a primeira linha da equipe e passar até mesmo do círculo central do campo - apesar de quase ter feito um golaço contra a Sérvia. É quase um terceiro-zagueiro, sempre auxiliando as coberturas de Thiago Silva e Marquinhos.

+ Seleção: Alex Telles 'previu' que jogaria Copa do Mundo em desenho quando criança

A alternância de Alex Sandro para Telles representa uma mudança estrutural significativa. Com qualidades diferentes, cada um oferece possibilidades distintas para aquilo que o jogo da Seleção precisa. O Brasil, já classificado, depende apenas de um empate contra Camarões para garantir a liderança do Grupo G.