Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lugano aceita convite da diretoria e volta a trabalhar no São Paulo

O ex-jogador esteve no Pacaembu e acompanhou a delegação tricolor na derrota diante do Corinthians; o Tricolor pretende utilizar a imagem do ídolo em ações institucionais 

Ídolo são-paulino retorna ao clube depois de se aposentar como atleta (Foto: Rubens Chiri / saopaulofc)
Escrito por

O uruguaio Diego Lugano aceitou o convite da diretoria do São Paulo e voltará a trabalhar no clube do Morumbi. Depois de mais de um mês de indefinição sobre seu futuro, o ex-zagueiro tomou uma decisão e optou por retornar ao clube que o consagrou no futebol. No último domingo, inclusive, o ídolo esteve com a delegação são-paulina para o clássico Majestoso, no Pacaembu.

Depois de conversar com sua família, amigos e ouvir propostas do futebol uruguaio e do mundo árabe, Lugano tomou sua decisão. O São Paulo ainda não o anunciou oficialmente, mas deve fazê-lo nos próximos dias. Na partida contra o Corinthians, inclusive, oex-zagueiro conversou com os jogadores antes e após a derrota no clássico. Na saída da delegação do estádio, o uruguaio pediu para não dar declarações antes de ser apresentado.

O 'reforço' são-paulino terá sua imagem de campeão usada pelo clube em ações institucionais. Ao lado de Raí e Ricardo Rocha, o ídolo é uma das apostas da atual diretoria em criar uma impressão positiva com os torcedores e, principalmente, dar comando ao departamento de futebol com nomes que conheçam a importância e o peso da camisa do São Paulo.

O agora dirigente Lugano não ficará apenas no CT da Barra Funda e suas funções transcenderão o departamento de futebol. Campeão do mundo com o Tricolor em 2005, o ex-zagueiro retornou para a capital paulista na semana passada para resolver questões particulares e foi ao clube para acertar as últimas pendências do acordo. O cargo que será ocupado pelo uruguaio ainda não tem um nome definido.

Além de acompanhar os treinamentos e auxiliar comissão técnica e diretoria do departamento de futebol na tomada de decisões, Lugano será utilizado pelo clube em atividades extra-campo. Ex-capitão da seleção uruguaia, o ídolo tricolor atuou por anos no futebol europeu e construiu boas relações em várias esferas. O São Paulo vê isto como um grande potencial a ser explorado. 

O defensor aposentou-se em dezembro do ano passado em pleno Morumbi, no empate em 1 a 1 com o Bahia, na última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo tendo entrado em campo em poucas oportunidades no ano passado, o uruguaio teve papel fundamental no elenco que brigou contra o rebaixamento no Brasileirão. Lugano era um líder nos vestiários e uma ponte entre a comissão técnica e os atletas, principalmente os mais jovens.