Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Há nove anos, São Paulo derrotava o Tigre-ARG e era campeão da Sul-Americana

No dia 12 de dezembro de 2012, Tricolor bateu o time argentino por 2 a 0 em jogo que só teve o primeiro tempo&nbsp;e ergueu o inédito troféu. Lucas e Osvaldo marcaram os gols<br>

São Paulo venceu a Copa Sul-Americana há nove anos (Foto: Divulgação)
Escrito por

O dia 12 de dezembro de 2012 foi especial para os torcedores do São Paulo. Há nove anos, o Tricolor derrotava o Tigre-ARG por 2 a 0, no Morumbi e conquistava a Copa Sul-Americana. Lucas e Osvaldo marcaram os gols da vitória do clube do Morumbi. 

O São Paulo começou a campanha eliminando o Bahia. Venceu por 2 a 0 ambas as partidas, disputadas no estádio de Pituaçu e no Morumbi. Nas oitavas, o Tricolor despachou a LDU, onde empatou a ida fora de casa por 1 a 1 e o novo empate sem gols no Morumbi deu a vaga ao Tricolor. 

Nas quartas de final, o São Paulo mediu forças com a Universidad de Chile, sensação do torneio e atual campeã. O Tricolor, porém, não deu chances para o rival e venceu por 2 a 0 fora e goleou no Pacaembu por 5 a 0.

VEJA A TABELA DO CAMPEONATO PAULISTA 2022!

Na semifinal o São Paulo enfrentou outro chileno: a Universidad Católica. O empate por 1 a 1 em Santiago e sem gols no Morumbi, deu ao São Paulo a vaga na grande decisão do torneio sul-americano. Na decisão, a ida diante do Tigre terminou sem gols na ida, na Argentina. 

No Morumbi, a vitória por 2 a 0 no primeiro tempo deu o título ao São Paulo. O intervalo da partida foi marcado por uma grande confusão nos vestiários. A equipe do Tigre não quis continuar a partida e o árbitro encerrou o jogo antes do início do segundo tempo. 

FICHA TÉCNICA DA FINAL 
São Paulo 2 X 0 Tigre
Data:
12/12/2012
Local: Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi
Árbitro: Enrique Osses (Chile)
Assistente 1: Francisco Mondria (Chile)
Assistente 2: Carlos Astroza (Chile)
Renda: R$ 3.942.800,00
Público: 67.042 pagantes
Gols: Lucas (22min/1ºT); Osvaldo (27min1ºT).

SÃO PAULO
Rogério Ceni; Paulo Miranda, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Denilson, Wellington, Jadson e Lucas; Osvaldo (Douglas, no intervalo) e Willian José. Técnico: Ney Franco.

TIGRE
Albil; Paparatto, Echeverría, Godoy e Orban; Ferreira, Galmarini, Díaz e Leone; Botta e Maggiolo. Técnico: Néstor Gorosito