Soberanos do MorumBIS

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bicampeão da Libertadores, Edgardo Bauza é o novo técnico do São Paulo

Argentino faturou o torneio internacional duas vezes nos últimos sete anos e deixou o San Lorenzo (ARG) nesta temporada; Tricolor estava sem técnico desde 9 de novembro

Edgardo Bauza (Foto: Revista Cabal)
Escrito por

O São Paulo já definiu seu novo técnico para a próxima temporada. O argentino Edgardo Bauza, ex-comandante do San Lorenzo (ARG) e de 57 anos, foi contratado nesta quinta-feira pelo Tricolor para ocupar o cargo que está vago desde 9 de novembro, quando Doriva foi demitido. O treinador, apelidado de "El Patón" na Argentina, soma dois títulos da Copa Libertadores da América, por LDU (EQU) e San Lorenzo, e assinou contrato de uma temporada.

- Estou muito feliz por poder contratar um treinador vencedor, bicampeão da Libertadores, que é o torneio que o nosso torcedor mais gosta de disputar - celebrou o presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.

A negociação foi fechada pelo diretor-executivo de futebol Gustavo Oliveira, que viajou para o Equador com a missão de encontrar o técnico que começou a carreira no Rosario Central (ARG) em 1998. O time do Morumbi é o oitavo do argentino, que passou os dois últimos anos em seu país natal e comandou o San Lorenzo em 95 partidas. A última delas foi em 8 de novembro, quando bateu o Atlético Rafaela por 1 a 0 na 30ª rodada do Campeonato Argentino.

Neste ano, credenciado pelo título da Libertadores de 2014 sobre o Nacional (PAR), Bauza pôde enfrentar o São Paulo duas vezes no torneio continental. Os times se encontraram na fase de grupos, em chave que também tinha Corinthians e Danubio (URU), e disputaram até a última rodada uma vaga nas oitavas de final. No primeiro turno, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Morumbi, com gol de Michel Bastos. Em Buenos Aires, revanche do San Lorenzo também por 1 a 0 no Nuevo Gasómetro graças a golaço do uruguaio Martín Cauteruccio.

Já a conquista da Libertadores pela LDU foi em 2008, em final emocionante contra o Fluminense. Na partida de ida, em Quito, os equatorianos fizeram 4 a 2 e chegaram ao Maracanã com larga vantagem. Os cariocas conseguiram buscar triunfo por 3 a 1 para levar a decisão para os pênaltis, quando o goleiro José Cevallos saiu como herói do Rio de Janeiro.

No elenco do São Paulo, Edgardo Bauza poderá conviver com seu compatriota Ricardo Centurión. O argentino custou mais de R$ 13 milhões ao Tricolor em fevereiro, mas até o momento não rendeu o esperado. Foram 46 jogos e seis gols pelo time paulista e uma de suas melhores atuações foi justamente contra o San Lorenzo de Bauza na Libertadores. O camisa 20 chegou a marcar gol e comemorou dançando cumbia, mas o tento foi mal anulado.

FICHA TÉCNICA

Edgardo Bauza

Nascimento: 28 de janeiro de 1958, em Granadero Baigorria (ARG)
​Como jogador: Rosario Central (campeão argentino em 1980 e 87 e parou em 1992), Atlético Junior (COL), Independiente (ARG) e Veracruz (MEX)
Como técnico: Rosário Central (1998/2001), Velez Sarsfield (2001/02), Colón (2002/03), Sporting Cristal (2004/05), Colón (2005/06), LDU (2006/08), Al Nassr (2009), LDU (2010/13), San Lorenzo (2014/15) e São Paulo (2016)
Títulos como técnico: Copa Libertadores da América (2008 e 2014), Recopa Sul-Americana (2010), Bicampeonato Equatoriano (2007 e 2010) e Apertura do Campeonato Peruano (2004)