Soberanos do Morumbi

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Ataque e defesa do São Paulo estão entre os piores da Série A

Em crise dentro e fora de campo, Tricolor sofre para marcar gols em seus adversários, enquanto foi vazado por quase todos os times que enfrentou até agora 

Até a chegada de Cuca, no meio de abril, o técnico Vagner Mancini será o responsável pela resolução dos problemas do São Paulo (Maurício Rummens/Fotoarena)
Escrito por

O início desta temporada tem sido um pesadelo para o São Paulo. Eliminado precocemente da Copa Libertadores, derrotado nos dois clássicos que disputou até aqui e flertando com a possibilidade de não disputar o mata-mata do Paulistão, o Tricolor está crise. Mais do que isso, o time é um dos menos produtivos de todos os 20 participantes da Série A.

O São Paulo tem uma das piores médias de gols marcados das equipes da elite do futebol brasileiro. Até aqui, em dez partidas oficiais disputadas, o time do Morumbi marcou apenas nove gols. Os números só não são piores do que os registrados por Palmeiras e Athletico-PR, clube que disputa o estadual com a equipe sub-23.

O rendimento do ataque é uma das maiores preocupações atuais do Tricolor. Afinal, a diretoria reforçou o setor para esta temporada com a chegada de Hernanes, principal contratação para 2019, Pablo, reforço mais caro da história do clube, e Biro Biro, como opção para as pontas, mas os resultados ainda não apareceram.

Os problemas ofensivos se repetem na defesa. Dos dez jogos oficiais disputados na temporada, o São Paulo sofreu nove gols de seus adversários. A média só não é pior do que as de Corinthians e Bahia. O momento é tão complicado que, dos adversários deste ano, apenas o Red Bull Brasil não conseguiu fazer gol no Tricolor. Se considerarmos os jogos da Florida Cup, quando a equipe levou seis gols em dois jogos, a média sobe para 1,25 - o que seria a pior do país.

Ciente do desequilíbrio apresentado pela equipe neste início de temporada, a comissão técnica interina tenta encontrar soluções para os vários problemas da equipe do Morumbi. Uma das ideias de Vagner Mancini é dar mais velocidade pelas laterais do campo. Enquanto isso, a diretoria tenta enxugar a folha salarial e mudar o perfil do elenco. Tudo isso em meio à crise e aos protestos dos torcedores.

Os piores ataques da Série A:

Athletico-PR - 0,83 gol por jogo
Palmeiras - 0,88 gol por jogo
São Paulo - 0,90 gol por jogo
Chapecoense - 1,08 gol por jogo
CSA - 1,10 gol por jogo


As piores defesas da Série A:

Corinthians - 1,09 gol por jogo
Bahia - 1,00 gol por jogo
São Paulo - 0,90 gol por jogo
Fortaleza e Internacional - 0,88 gol por jogo
Flamengo - 0,86