Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A volta do Santos: veja análise, reforços, time-base e a agenda-2016

Com reforço de Paulinho e retorno de vários atletas, como o argentino Patito Rodríguez, Peixe inicia trabalhos nesta quarta; equipe estreará no Paulista dia 31 de janeiro

Dorival comandará primeiro treino do ano nesta quarta (Foto: Ivan Storti/Lancepress!)
Escrito por

O Santos se reapresenta às 16h desta quarta, no CT Rei Pelé, com várias 'velhas novas caras'. Nada menos que oito atletas retornam de empréstimo ao clube. Entre eles estão o argentino Patito Rodriguez e o veterano Elano, que pretende esticar o contrato e encerrar a carreira no fim do ano. O único reforço até agora é o atacante Paulinho, que defendeu o Flamengo no ano passado. Entre os jogadores que deixaram o clube, o mais importante é Marquinhos Gabriel. O Peixe não conseguiu contratá-lo em definitivo do Al Nassr, da Arábia Saudita. A equipe passará o mês inteiro praticamente só treinando, já que a estreia no Paulistão está prevista apenas para o dia 31 de janeiro, contra o São Bernardo, na Vila Belmiro. 

QUEM CHEGOU E PODE CHEGAR

Além de Marquinhos Gabriel, o zagueiro Werley, o lateral Chiquinho e os atacantes Leandro e Nilson deixaram o Peixe. Com a manutenção, ao menos por ora, dos principais jogadores do meio para a frente, o time-base que pode ser escalado na estreia do Paulistão tem: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Gabigol e Ricardo Oliveira. 

QUEM SAIU E PODE SAIR

'Base titular foi mantida, mas e o elenco?', por Gabriel Carneiro, setorista do Santos no L!

O Santos se reapresenta nesta quarta-feira com apenas uma novidade, que é o  atacante Paulinho, emprestado por um ano pelo Flamengo. Dos sete que saíram, só Marquinhos Gabriel tem alguma relevância e pode fazer falta, já que Gabriel Gasparotto, Crystian, Werley, Chiquinho, Leandro e Nilson pouco contribuíram em nome dos objetivos do Peixe no ano passado.

Marquinhos Gabriel desbancou Geuvânio e terminou o ano como titular. Mas é sempre bom lembrar que o camisa 31 pouco fez no primeiro semestre e também teve oscilações durante a boa fase. Assim, Geuvânio deve voltar ao time titular de forma natural em 2016. E aí está o segredo: tem tudo para ser a única mudança da equipe, que conseguiu (até agora) segurar peças importantes como Lucas Lima, Gabigol e Ricardo Oliveira, do assédio internacional.


A grande preocupação, porém, é com a força do elenco. A perda de sete opções para o banco de reservas e a vinda de apenas uma é a maior prova de que são necessários reforços - e pelo menos mais dois devem chegar nestas primeiras semanas de preparação para o Paulista. Na zaga, especialmente porque David Braz está lesionado e só deve voltar na reta final do Estadual, a necessidade é urgente. Hoje, para o primeiro jogo, o Santos teria como opções Gustavo Henrique, Paulo Ricardo, Jubal, Lucas Veríssimo e Leonardo. Todos, à exceção do primeiro, ainda não conseguiram mostrar nada de bom no Santos.

Os jogadores que voltam de empréstimo podem ser o ponto de virada do planejamento do Santos para 2016. Patito terá chance de se mostrar um bom suplente para Geuvânio e Gabigol. Stéfano Yuri dirá em campo se pode ou não ser um bom reserva para Ricardo Oliveira, e aí definir a necessidade (ou não) de uma contratação. Jubal pode ganhar espaço na zaga? Galhardo tem chances de desbancar Victor Ferraz? Diego Cardoso e Pedro Castro ainda são promessas? Em campo, eles darão as respostas. E espaço para isso sem dúvida terão.

OS PRIMEIROS DESAFIOS NO ANO

Paulistão

​31/1 - Santos x São Bernardo
3/2 - Ponte Preta x Santos
10/2 - Santos x Ituano
14/2 - Novorizontino x Santos
​21/2 - Palmeiras x Santos