Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Variações, maturação e resultados: Santos mostra força no Brasileirão

Logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, com grande vitória sobre o Grêmio, Peixe apresenta a 'receita' que pretende usar para buscar patamares altos na competição

Santos apresentou bons motivos para crer em um Brasileirão competitivo (Foto: Divulgação/Twitter)
Escrito por

A vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no último domingo, em Porto Alegre, não lançou o Santos ao patamar de favorito para a conquista do Brasileirão deste ano, mas apresentou elementos para crer que o caminho para alçar voos maiores na competição está traçado. Elenco e comissão técnica parecem estar alinhados e mostram conhecimento para o sucesso após 38 rodadas.

Se em quantidade e, talvez, em qualidade, o grupo santista fica devendo em relação aos grandes favoritos do campeonato, a busca é por encontrar meios de competir no mesmo alto nível com outras armas. Contra o Tricolor gaúcho, um dos principais candidatos ao título, a mudança de esquema, e até de estilo fizeram a diferença para garantir três pontos valiosos dentro de casa. A formação com três zagueiros foi aprovada por Lucas Veríssimo.

- Temos trabalhado bastante, com dois e três zagueiros, e isso nos faz entender bem a ideia do Sampaoli. É uma opção tática que ele tem em mãos. Ele viu que nessa partida era preciso e deu certo - analisou o zagueiro.

Ao lado de Felipe Jonatan, Jean Lucas e Eduardo Sasha, Lucas foi uma das surpresas do argentino para enfrentar o poderoso Grêmio. Inovações e mudanças como deixar na reserva Derlis González, Carlos Sánchez, Rodrygo e Alison eram necessárias para voltar a vencer como visitante, o que não acontecia havia oito jogos, desde o dia 6 de fevereiro, na goleada sobre o Altos-PI, pela Copa do Brasil.

- É muio importante começar um campeonato vencendo, ainda mais se tratando do Brasileirão, que é muito disputado. Além disso, vencemos um adversário difícil, que também deve brigar pelo título. Iniciamos com o pé direito, jogando da nossa maneira. O professor Sampaoli foi muito bem na formação e no estilo de jogo que ele queria - completou Veríssimo.

Além da variação do esquema e de mexer com as peças que tem em mãos, Sampaoli vê seu grupo de jogadores em processo de maturação já no início da principal competição nacional. Como já era perceptível desde o início da temporada, atletas e comissão técnica entraram em sintonia quanto ao estilo e aplicação tática. Agora, em um segundo momento, parece que todos passaram a entender a importância que cada resultado do Brasileirão tem, independentemente das peças ou da ideia de jogo.

- Não adianta nada pontuar fora e não somar em casa. Teremos outro jogo contra um adversário dificílimo que, assim como nós, gosta de ficar com a bola, gosta de impor o ritmo. Seguiremos trabalhando para superar mais este adversário e começar a nos distanciar das demais equipes - avaliou Lucas Veríssimo.
 
Quem bateu nessa teclar também foi Eduardo Sasha, em entrevista coletiva na manhã da última segunda-feira. Para ele, há momentos em que se pode abrir mão da posse de bola para preservar o resultado.

- Talvez por ter jogado com três zagueiros, a gente acaba perdendo algum jogador no meio-campo. Mesmo assim a gente treinou para ter a posse de bola, mas houve momentos em que não tivemos condições, pelo fato de nós termos feitos os gols, que é natural o time dar uma recuada. A gente não teve essa posse de bola, como a gente vinha tendo, mas acho que às vezes pode abrir mão para sair com o resultado - comentou o atacante.

Para continuar nesse amadurecimento e buscando patamares maiores na competição, o Santos volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h15, diante do Fluminense, na Vila Belmiro, pela 2ª Rodada do Brasileirão-2019.