Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Semana livre do Santos será a única em, no mínimo, dois meses

Após a 'janela' até o duelo contra o Flamengo, neste domingo (30), Peixe terá maratona de jogos até o dia 25 de outubro, podendo ir além caso avance na Libertadores 

Escrito por

Sem entrar em campo nesse meio de semana, o Santos terá essa “mordomia” novamente, no mínimo, apenas daqui a dois meses. Com o aperto no calendário do futebol brasileiro, por conta da paralisação de quatro meses decorrente da pandemia do novo coronavírus, essas janelas serão muito importantes para a recuperação física e aprimoramento técnico, justamente as duas premissas priorizadas pela comissão técnica santista nos próximos dias.


Essa “janela” chega em boa hora para o Peixe, já que no último domingo (23) o time foi a campo contra o Palmeiras, na derrota por 2 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no estádio do Morumbi, sem treinar, decisão que partiu do técnico Cuca justamente pela carga excessiva de jogos, já que na última quinta-feira (20) o time venceu o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro, passando a noite na capital pernambucana e voltando para São Paulo na tarde seguinte, permanecendo até a data do clássico, três dias depois.

No sábado (22), o técnico santista optou por não se dirigir ao Centro de Treinamentos da Portuguesa de Desportos, que seria emprestado, para evitar o deslocamento e, consequentemente, maior desgaste físico.

Na primeira atividade em campo desta semana, que ocorreu nesta quarta-feira (26), três jogadores que eram desfalques por problemas físicos treinaram com bola: o goleiro Vladimir e os atacantes Uribe e Raniel. Andeson Ceará foi a campo, mas fez apenas trabalho físico. Marinho, que sentiu a coxa no clássico do fim de semana, será examinado.

Dando "cara" do técnico ao time

“Arrumando o carro em movimento”, Cuca tem mexido bastante na estrutura da equipe durante os jogos, mas sem conseguir realizar os testes necessários em treinamentos. O meio de campo é o setor mais frágil até o então, e algumas peças individuais, outrora importantes, como Sánchez e Pituca, não estão rendendo.

Os jogadores oriundos da base, promovidos nesta temporada, ou nos últimos dois anos, mas ainda sem ter sequência, têm sido testados, entrando durante as partidas. A semana livre servirá, portanto, para que o treinador do Peixe avalie essas peças nas atividades cotidianas.

Para o duelo contra o Flamengo, neste domingo (30), às 16h, na Vila Belmiro, pela sexta rodada do Brasileirão, o volante Alison, expulso contra o Palmeiras, será desfalque e obrigará Cuca a fazer testes em, no mínimo, uma posição, para avaliar o substituto do camisa cinco. Jobson, Sandry, Ivonei e até mesmo Tailson, com Diego Pituca sendo recuado como volante, concorrem a vaga do capitão santista.

Maratona a seguir

Em 20 dias o Peixe adicionará a Libertadores ao seu calendário. O Peixe retorna à competição continental no dia 15 de setembro, quando recebe o Olimpia (PAR), na Vila Belmiro, pela terceira rodada do grupo G, no qual é líder, com duas vitórias em dois jogos.

Até o dia 25 de outubro, o Alvinegro Praiano tem compromissos todos os meios e fins de semana, tanto pelo Campeonato Brasileiro, quanto pelo torneio continental, que tem a sua fase classificatória encerrada, para o Santos, no dia 20 de outubro. Caso o Peixe confirme a sua classificação, às oitavas de final podem avançar as datas posteriores ao dia 25 e postergar ainda mais uma nova semana livre para o Santos.

Além do mais, o Peixe entrará a partir das oitavas de final da Copa do Brasil, que teve a sua terceira fase findada nesta quarta-feira (26).

Todos esses compromissos ainda não datados podem “encavalar” possíveis semanas livres que o técnico Cuca possa vir a ter.

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini

(Foto: Ivan Storti/Santos FC)