Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pelo não pagamento por Soteldo, Santos é novamente punido pela Fifa

Huachipato (CHI) alega pendência do Peixe e cobra 3,4 milhões de dólares pela aquisição do atacante venezuelano

Contratado no início de 2019, Soteldo é um dos principais jogadores do Santos (Foto: Jota Erre/Photo Premium)
Escrito por

O Santos foi punido pela Fifa pela segunda vez e agora não poderá registrar jogadores nas próximas três janelas de transferência. A punição se deve ao não pagamento de 3,4 milhões de dólares (R$ 18 milhões na cotação atual) ao Huachipato (CHI), pela contratação do atacante Soteldo, em 2019.

A informação foi publicada inicialmente pelo “GE.Globo” e confirmada pelo LANCE!.


Desde março o Peixe já não podia contratar, por conta de uma dívida com o Hamburgo (ALE) por não ter cumprido o compromisso pela aquisição do zagueiro Cléber Reis, em 2017. Incluindo juros e multas a pendência com a equipe alemã gira em torno de R$ 30 milhões atualmente.

Na manhã desta quinta-feira (17), o Santos se posicionou através de uma nota em seu site oficial onde afirma que ambas as punições serão imediatamente retiradas após os devidos pagamentos e que o bloqueio de atuação nas janelas existe apenas enquanto as dívidas ainda estiverem em trânsito. (Confira a nota na íntegra ao fim da matéria)

O Alvinegro Praiano ainda pode ser sancionado em outros processos, como do próprio Huachipato, que afirma que o clube santista teria a obrigatoriedade de aquisição dos 50% restante de Soteldo, ainda esse ano, o que não aconteceu, e do Atlético Nacional (COL), que cobra duas parcelas da compra do zagueiro Felipe Aguilar, vendido no primeiro semestre ao Atlético-PR.

Por sua vez, o Santos aciona na entidade máxima do futebol o Pachuca (MEX), após a equipe mexicana ter integrado o meia Cueva em seu elenco, mesmo sem a liberação do Peixe, que ainda não pagou o Krasnodar (RUS), equipe no qual o Alvinegro adquiriu o peruano. Os russos, no entanto, são parte solidária aos santistas na ação contra o time do México.

Enquanto isso, o Peixe segue se acertando indiretamente com alguns atletas, otimista que poderá entrar em acordo com os clubes em que possui pendências. O zagueiro Laércio e os volantes José Welison e Elias já estão apalavrados com o Alvinegro Praiano. Laércio e Elias, inclusive, já estão em Santos e o segundo já treina no CT Rei Pelé.

Confira a nota do Santos na íntegra:

"O Santos Futebol Clube esclarece que a punição imposta pela FIFA, referente a negociações com Hamburgo (ALE) e Huachipato (CHI), será retirada imediatamente após a realização dos pagamentos aos respectivos Clubes. A suspensão de três janelas, portanto, impede o Peixe de atuar no mercado somente enquanto existirem estas respectivas pendências.

A pendência junto ao Hamburgo dura desde o ano de 2017, e é referente a aquisição do jogador Cleber Reis. Esta pendência está sendo tratada desde 2018, devido a pesadas multas e juros. O Santos FC ressalta que trabalha para o devido pagamento e espera solução definitiva.

A pendência junto ao Huachipato, por sua vez, existe desde 2019 e estava em tratativas avançadas de acordo com o executante. O Santos Futebol Clube foi surpreendido com a execução no Tribunal da FIFA. O Clube lamenta e registra que trabalha arduamente em busca das devidas soluções".

* Sob supervisão de Vinícius Perazzini