Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em negociação, Joel pode se tornar o terceiro africano da história do Peixe

Camaronês tem conversas avançadas para ser cedido por um ano pelo Cruzeiro, mas não seria o primeiro do continente no clube. Nos anos 90, Kennedy e Arthur vestiram a camisa

Joel tem 22 anos e deve ser cedido pela Raposa por uma temporada (Foto: Reprodução/Facebook)
Escrito por

Diederrick Joel Tagueu Tadjo nasceu em Nkongsamba, capital do departamento de Moungo, na República dos Camarões, África. No futebol do Brasil desde 2011, o atacante de 22 anos tem contrato até 2020 com o Cruzeiro, mas está liberado para procurar outro clube neste ano e tem negociação avançada para defender o Santos por empréstimo. Caso realmente acerte, como espera a diretoria e o técnico Dorival Júnior, Joel se tornará o terceiro jogador nascido no continente africano a vestir a camisa do Peixe na história.

Ao longo da história, 79 jogadores de outras nacionalidades defenderam o Peixe. Ramos Delgado, Rodolfo Rodríguez, Cejas e Etchevarrieta são as grandes referências, todos sul-americanos. Mas destes 79, 18 não são da América do Sul, e há dois africanos na lista. Entre 1995 e 1996, o Peixe teve no elenco os meias-atacantes Kennedy e Arthur, o primeiro nascido no Zimbábue e o outro na África do Sul. A dupla veio do Jomo Cosmos, da África do Sul, por recomendação de Pelé após uma visita ao país. O Rei viu um jogo de futebol ao lado do líder político Nelson Mandela, gostou da dupla e indicou a contratação. Como a palavra do Rei era lei, o Santos efetivou a contratação.

Arthur defendeu o Santos em apenas sete partidas e não marcou gols. Já Kennedy teve mais histórias para levar ao Zimbábue: foram 13 jogos e dois gols marcados. Um desses gols foi diante do rival Corinthians, em um amistoso anterior ao Brasileirão de 1995.

Joel está no Brasil desde 2011, e já defendeu Iraty, Londrina, Coritiba e Cruzeiro. Ele apareceu nos holofotes em 2014, quando marcou dois gols contra o próprio Santos na Copa do Brasil, e logo foi emprestado ao Coritiba para o segundo turno do Brasileirão. Ano passado, o Cruzeiro pagou 1 milhão de euros (R$ 3,5 milhões, na época) por 50% dos direitos econômicos - os outros 50% são do Londrina, em parceria com o empresário Juan Figer. 

Como Joel atuou apenas 24 vezes e marcou três gols no ano passado, o Cruzeiro deseja liberá-lo por uma temporada, e o Peixe tem interesse na contratação.