Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Conselho Deliberativo do Santos barra pedido de impeachment contra o presidente Andres Rueda

Grupo acusava o mandatário alvinegro de praticar gestão temerária

Foto: Ivan Storti / Santos FC
Escrito por

Chegou ao fim, por enquanto, a disputa entre conselheiros da oposição e o presidente do Santos, Andres Rueda. O pedido de impeachment do grupo contra o mandatário alvinegro não foi acolhido pelo Conselho Deliberativo do clube, e o processo acabou arquivado.

O documento final foi protocolado no dia 15 de março, com 42 assinaturas, e foi negado com a alegação de falta de requisitos estatutários. A principal acusação contra Rueda era de 'gestão temerária'.


> Dia de sorteio da Copa Sul-Americana! Saiba quem pode pegar quem na fase de grupos

A 'gestão temerária' engloba erros cometidos pela administração, mas sem necessariamente ter acontecido atos ilegais. Algumas das irresponsabilidades apontadas pelos conselheiros no pedido de impeachment foram:

- Constantes trocas de técnicos e diretores de futebol;
- Deterioração da imagem e marca "Santos Futebol Clube" ;
- Muito dinheiro investido em contratações que não se justificaram
- Desempenho esportivo (três anos seguidos do time sendo desclassificado do Paulistão sem avançar às quartas de final e lutas contra o rebaixamento)
- Risco de não participação na Copa do Brasil 2024
- Atitudes que colocam em perigo a integridade da instituição

Impeachment contra Rueda não avançou (FOTO: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

VEJA ABAIXO A RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPEACHMENT NA ÍNTEGRA

O presente requerimento, protocolado no dia 15 de março do corrente, não merece acolhimento por não atender um requisito de procedibilidade estatutário, conforme preceitua o artigo 18, parágrafo primeiro, do estatuto social vigente, ou seja, para impedimento de membros do Comitê de Gestão deverá vir acompanhado com 20% (vinte por cento), pelo menos, do total de membros do conselho deliberativo. No presente caso ele foi subscrito por 42 (quarenta e dois) conselheiros, inferior à norma estatutária vigente.

O requerimento ora analisado se baseia no artigo 20, letra d, do regimento interno para propor o pedido de impedimento. Ocorre que o estatuto social do clube, recentemente atualizado após deliberação, votação e aprovação do conselho deliberativo, e referendado pela assembleia geral de associados, está em pleno exercício, e é a lei maior do clube. Em caso de conflito aparente de normas, como se verifica no presente caso, o estatuto social do clube prevalece sobre o regimento interno, sendo que esse último está em fase final de atualização na comissão de estatuto.

Ante as razões acima expostas, indeferimos o requerimento por descumprimento estatutário.