Time do Rei

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

No aniversário de 70 anos do Maracanã, relembre os títulos do Santos no estádio

Peixe levantou oito taças no local, que também recebeu o milésimo gol de Pelé

Escrito por

O estádio do Maracanã completa 70 anos nesta terça-feira. Considerado do “Templo do Futebol Brasileiro”, recebeu grandes momentos de diversas equipes do país, até mesmo fora do Rio de Janeiro, Estado onde é localizado, e com o Santos não foi diferente.

O Peixe conquistou oito títulos no Maraca, que também recebeu o milésimo gol do Rei do Futebol, Pelé, no dia 19 de novembro de 1969, na vitória por 2 a 1 do Alvinegro Praiano sobre o Vasco da Gama, pela 14ª rodada do Grupo A do Torneio Roberto Gomes Pedrosa.

Adiante, vamos relembrar os troféus levantados pelo Santos no “Maior do Mundo”.

No Maracanã, Vasco foi a vitima do milésimo gol de Pelé                  (Foto: Divulgação)

Campeonato Brasileiro de 1962

Em 2010 a CBF reconheceu a Taça Brasil e o Robertão como títulos brasileiros. O Peixe, portanto, havia vencido o seu primeiro campeonato nacional, ao levar a Taça Brasil de 1961. Em 1962, veio o bicampeonato em pleno Maracanã.

Com o quinteto Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe, o Esquadrão Santista encarou a fortíssima equipe do Botafogo, de Manga, Nilton Santos, Garrincha, Amarildo e Zagallo. Após vencer no estádio do Pacaembu e perder no Maracanã, as equipes disputaram um confronto desempate do Rio de Janeiro, onde o Alvinegro Praiano não tomou conhecimento da Estrela Solitária e venceu por 5 a 0, com dois gols de Pelé e um de Dorval, Pepe e Coutinho. Do “Ataque dos Sonhos”, apenas Mengálvio não balançou às redes naquela ocasião.

Rio-SP de 1963

O Torneio Rio-SP de 1963 foi disputado no formado de pontos corridos, com o Santos sagrando-se campeão na penúltima rodada, ao vencer o Flamengo, no Maracanã, por 3 a 0, com gols de Coutinho, Dorval e Pelé.

Mundial Interclubes de 1963

O título mundial conquistado pelo Peixe em 1963 foi um dos mais difíceis da “Era Pelé, muito porque o Rei não esteve em campo nas duas partidas decisivas. Contra o poderoso Milan, do capitão Cesare Maldine e dos brasileiros Mazzola e Amarildo, o Alvinegro Praiano teve que reverter mais duas adversidades, além da ausência do Atleta do Século.

No primeiro confronto, disputado no San Siro, em Milão, vitória Rossonera por 4 a 2, sendo os dois gols santistas marcados por Pelé. O Santos, portanto, disputaria a volta no Maracanã e, vencendo, uma terceira partida seria disputada no mesmo estádio.

Com Almir Pernambuquinho no lugar de Edson Arantes do Nascimento, o Santos saiu perdendo por 2 a 0, gols de Mora e Mazzola. No entanto, Pepe, aos cinco minutos do segundo tempo, iniciou a reação alviengra. O empata saiu justamente dos pés de Almir. Lima virou aos 20 da etapa final. E Pepe confirmou o 4 a 2, três minutos depois.

No playoff, o lateral-esquerdo Dalmo, em cobrança de pênalti, deu a vitória do Peixe por 1 a 0 sobre os italianos, e o Santos conquistou o seu segundo título no Maracanã em 1963, sendo este o último Mundial vencido pela equipe.

Em 63, o Peixe conquistou o Mundial de Clubes no Maracanã          (Foto: Reprodução)

Rio-SP de 1964

O Santos garantiu o bicampeonato Rio-SP, em 1964, no mesmo palco que havia levantando a taça no ano anterior. No entanto, esse campeonato teve uma peculiaridade, já que Peixe e Botafogo terminaram empatados e o formato era de pontos corridos.

A organização do torneio, portanto, decidiu realizar uma série “melhor de três” entre as equipes, mas apenas a primeira partida foi realizada, com vitória botafoguense por 3 a 2, no Maracanã. Contudo, sem datas para realizar os demais confrontos, paulistas e cariocas foram aclamados campeões.

Campeonato Brasileiro de 1964

Após dividir o título do Rio-SP no primeiro semestre de 1964, naquele mesmo ano o Peixe conquistou um torneio no Maracanã para chamar de seu, sem compartilhar com mais ninguém. O Alvinegro Praiano empatou em 0 a 0 com o Flamengo na decisão da Taça Brasil, considerada Campeonato Brasileiro atualmente, e confirmou o triunfo, já que havia goleado os Rubro-Negros por 4 a 1, três dias antes, na primeira partida da final. Destaque para os três gols de Pelé no Pacaembu, no jogo de ida.

Campeonato Brasileiro de 1965

Foi no Maracanã que o Santos conquistou o seu penta brasileiro consecutivo. Entre os títulos da Taça Brasil entre 1961 e 1965, apenas 61 e 63 não foram confirmados no Maraca.

Após golear o Vasco, por 5 a 1, no Pacaembu, no confronto de ida da decisão, o Peixe ainda venceu o Cruzmaltino por 1 a 0, no Maracanã, com gol de Pelé, na segunda partida.

Campeonato Brasileiro de 1968

O único Torneio Roberto Gomes Pedrosa conquistado pelo Santos foi confirmado no Maracanã. Naquele ano foram disputados tanto o Robertão, quanto a Taça Brasil, ambos campeonatos considerados brasileiros, desde 2010.

O Santos foi líder do Grupo B e classificou-se ao quadrangular final junto com Internacional, Palmeiras e Vasco, onde o Peixe bateu os três e confirmou a conquista vencendo os cariocas por 2 a 1, no Maraca, no dia 10 de dezembro de 1968, gols de Toninho e Pelé.

Rio-SP de 1997

O Rio-SP de 1997 foi o único título do Santos no Maracanã fora da “Era Pelé”. O Santos não conquistava um título desde o Paulistão de 1984 e encarou o Flamengo da dupla Romário e Sávio. Após vencer por 2 a 1 o confronto de ida, no estádio do Morumbi, o título veio com doses de sofrimento, no Maraca.

O Santos até saiu na frente, mas sofreu a virada e precisou de um chute certeiro de Juary aos 31 minutos do segundo tempo para pintar o “Maior do Mundo” de preto e branco.