Rio 2016

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

A manhã olímpica: Rafaela perto da medalha, meninas do vôlei de praia vencem e esgrimista sai contundida

Judoca brasileira venceu suas três adversárias e pode trazer medalha logo mais; Ágatha e Bárbara têm atuação de gala nas areias de Copacabana e vencem a segunda

(Foto: JACK GUEZ/AFP)
Escrito por

Rafaela Silva. Foi ela o principal nome do esporte brasileiro na manhã desta segunda-feira nos Jogos Olímpicos do Rio. A judoca venceu suas três lutas e está classificada para as semifinais na categoria leve (até 57 kg).  Quem também se destacou nesta manhã foi a dupla de vôlei de praia Ágatha e Bárbara Seixas. Jogando para um público superior a de 12 mil pessoas, as brasileiras passearam sobre as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug e venceram por 2 sets a 0.

Em contrapartida, a cena triste ficou estampada no rosto da esgrimista Marta Baeza. Logo em sua estreia, a brasileira lesionou o joelho esquerdo e precisou de abandonar o confronto contra a polonesa Bogna Jozwiak. Inconformada, a atleta deixou as instalações do Parque Olímpico chorando muito.  

Judô

Primeira atleta do Brasil a entrar no tatame, Rafaela Silva conquistou três vitórias seguidas nesta manhã e está muito próxima de conquistar a primeira medalha do judô brasileiro nesta Olimpíada. Confronto válido pelas semifinais, que serão disputadas a partir das 15h30.​ A atleta, que sofreu com insultos racistas após eliminação em Londres, quatro anos atrás, busca agora sua redenção. 

O outro brasileiro que competiu nos tatames da Arena Carioca 2 foi Alex Pombo. Ao contrário de sua colega Rafaela Silva, o lutador não conseguiu ir bem na estreia e acabou perdendo a luta para o chinês Saiyinjirigala ao levar um yuko. O combate foi muito contestado pelo público, que reivindicava punições ao asiático por sua conduta defensiva. No fim, Pombo não acreditou no revés em casa e chorou.

Ágatha e Bárbara Seixas seguem invictas (Foto: YASUYOSHI CHIBA/AFP)

Vôlei de Praia

As brasileiras Ágatha e Bárbara Seixas estavam inspiradíssimas nesta manhã. A dupla do vôlei de praia jogou contra as argentinas Ana Gallay e Georgina Klug, e não tive dificuldade alguma para derrotar as hermanas. Nas areias de Copacabana, as atletas da casa venceram por 2 sets a 0, com parciais de 21/11 e 21/17.  Elas chegam a duas vitórias, já que haviam derrotado uma dupla tcheca no último sábado. 

Na preliminar desta partida, as suíças Isabelle Forrer e Anouk Vergé-Dépré derrotaram as australianas Mariafe Artacho Nicole Laird, por 2 sets a 1. A manhã desta segunda-feira também marcou um bom público na Arena do Vôlei de Praia. Segundo a organização, pouco mais de 12 mil pessoas estiveram nas arquibancadas do local.

Esgrima

Única brasileira a competir nesta segunda na esgrima, a carioca Marta Baeza não teve sorte no confronto diante da polonesa Bogna Jozwiak. Ainda no primeiro assalto do duelo, a esgrimista do time da casa sofreu uma lesão no joelho esquerdo e precisou abandonar a competição. Visivelmente chateada, a atleta deixou a Arena Carioca 3 - o local de competições da esgrima e do taekwondo nesta Olimpíada - chorando muito.

Remo

Se no último domingo, os atletas do remo não puderam competir na Lagoa Rodrigo de Freitas devidos às más condições climáticas, na manhã desta segunda-feira, os principais atletas do mundo nesta modalidade foram para as águas do Rio de Janeiro.

As brasileiras Fernanda Cozzi e Fernanda Leal competiram na categoria Double Skiff Peso Leve e anotaram o terceiro tempo em sua bateria. O resultado foi o suficiente para a dupla da casa garantir vaga na repescagem às semifinais, que acontecem amanhã. As remadoras da África do Sul e da Irlanda se classificaram direto para a fase decisiva.

Tiro com Arco

Ainda sem muita tradição no esporte, o Brasil segue colecionando resultados poucos expressivos no tiro com arco. Durante a manhã desta segunda-feira, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, a paulista Marina Canetta enfrentou a chinesa Yuhong Qi e acabou derrotada, por 7 a 1. Nesta tarde, às 15h39, a também brasileira Ane Marcelle dos Santos duela com a japonesa Saori Nagamine pela primeira fase do tiro individual feminino.