Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zé Rafael decide vitória e vira o ‘Robocop’ do Palmeiras de Abel Ferreira

Meio-campista marcou o gol do triunfo do Verdão no último sábado, diante do Juventude, e foi altamente elogiado pelo técnico português, de quem é jogador de confiança

Zé Rafael é o "Robocop do Palmeiras", segundo Abel Ferreira (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras teve um duelo difícil no último sábado, mas conseguiu bater o Juventude por 2 a 1, muito graças a uma ótima atuação de Zé Rafael, que definiu a vitória com um gol de cabeça na segunda etapa. O jogador, que já foi alvo da torcida, hoje é cada vez mais essencial no time de Abel Ferreira, que o chamou de Robocop depois do jogo.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Aos 29 anos, Zé é titular absoluto e participou de todas as conquistas palmeirenses no passado recente, se tornando um dos homens de confiança do técnico português no meio-campo da equipe. O desempenho diante do adversário gaúcho foi mais um exemplo desse status. Sua participação é tanto ofensiva quanto defensiva.

O camisa 8 foi quem mais desarmou pelo Alviverde na partida (4) e quem mais finalizou (6), segundo dados fornecidos pelo Footstats. Por essas e outras, Abel Ferreira o encheu de elogios na coletiva depois do duelo e o chamou de "Robocop", famoso personagem ciborgue que fez sucesso no cinema a partir dos anos 80.

- O Zé (Rafael) é o "Robocop" da nossa equipe. É fantástico o que ele faz pela equipe. Ele já sofreu muito aqui e os torcedores entendem a importância que ele tem no nosso elenco. Não é só pelos gols, mas pela energia e intensidade que coloca - declarou o técnico português.

Zé Rafael chegou ao Palmeiras em 2019, após excelente período no Bahia. No entanto, o que parecia ser um reforço de sucesso certo, demorou a engrenar e acabou apenas vingando em 2020, quando Vanderlei Luxemburgo o colocou como volante e Abel Ferreira terminou a lapidação para torná-lo peça fundamental da engrenagem multicampeã nas últimas temporada. É o "jogador do futuro"

- Ele divide cada bola como se fosse a última. Ele é o jogador do futuro. Cada lance para ele vale como se fosse uma vitória. Isso é um exemplo para todos nós - concluiu o comandante alviverde.

Neste ano, Zé Rafael participou diretamente de 12 gols do Verdão. São oito tentos anotados e quatro assistências para os companheiros. Ele deixou sua marca tanto na final da Recopa, quanto na decisão do Paulistão, os dois títulos conquistados pelo clube em 2022. Caso a taça do Brasileirão também venha, com certeza esse gol da vitória sobre o Juventude será lembrando na campanha.

Pelo Alviverde, Zé conquistou seis títulos: duas Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2020 e 2022), uma Copa do Brasil (2020) e uma Recopa (2022). Atualmente, ele é o líder de desarmes certos do Palmeiras no Brasileirão com 46 e está entre os cinco maiores artilheiros do elenco neste ano, com oito bolas na rede.