Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Borja recupera espaço, Verdão volta a vencer, mas tem alerta pré-Dérbi

Centroavante fez gols nas duas partidas contra o Godoy Cruz e agora está perto de virar o artilheiro do clube em Libertadores. Time voltou a ter dificuldades para criar chances

Borja fez seu 11º gol pelo Palmeiras em Libertadores (Foto: Nelson ALMEIDA / AFP)
Escrito por

Depois do grande susto em Mendoza (ARG), o Palmeiras fez o suficiente nesta terça-feira e deslanchou no segundo tempo para golear o Godoy Cruz por 4 a 0, garantindo vaga nas quartas de final da Copa Libertadores. Foi o primeiro triunfo e a primeira vez que o time não foi vazado depois de cinco partidas. Apesar da meta atingida diante do modesto time argentino, ainda há pontos de atenção na véspera do Dérbi do domingo.

O destaque da classificação é a recuperação de Borja, que vinha sendo pouquíssimo usado. O colombiano fez gols nos dois jogos e chegou a 11 pelo clube na Libertadores - é o vice-artilheiro alviverde na história da Copa, atrás apenas de Alex, que fez 12. Um feito considerável do camisa 9, que ainda tem futuro incerto e contará com mais dois rivais: Henrique Dourado e Luiz Adriano.

O caminho para a vitória no Allianz Parque foi aberto também graças ao centroavante, já que foi em uma disputa de bola com ele dentro da área que o árbitro, após análise do VAR, marcou o pênalti convertido por Raphael Veiga. Daquele momento em diante, o Palmeiras conseguiu o controle de uma partida em que tinha dificuldades para furar o ferrolho argentino.

No primeiro tempo, a equipe de Luiz Felipe Scolari teve quase 60% de posse de bola, mas não conseguiu nenhuma (!) finalização no gol. O problema já é recorrente: a dificuldade para criar chances quando o adversário dá a bola. Este é um cenário que o time provavelmente voltará a viver no domingo, na Arena Corinthians, no clássico pelo Brasileirão.

Se no 0 a 0 a situação do Godoy Cruz já era complicada, a partir do momento que sofreu o primeiro tornou-se improvável: fazer dois gols para virar o placar, sendo que em São Paulo ofereceu pouquíssimo perigo. Para piorar, uma pixotada defensiva deixou Borja com o gol aberto para fazer 2 a 0 e então praticamente selar a classificação.

Os argentinos, cada vez mais enervados, ficaram com um a menos após pancada de Manzur em Dudu, minutos depois de o camisa 7 dar o passe para Gustavo Scarpa marcar o terceiro. Foi do craque do título brasileiro o quarto gol, aquele que fechou o placar.

A goleada por 4 a 0 parecia improvável no intervalo, mas serviu para tirar um pouco da pilha que vinha sendo acumulada pelos recentes resultados ruins, que eliminaram o time da Copa do Brasil e tiraram a liderança do Brasileiro. Contra o Corinthians, o Verdão não terá o espaço apresentado pelo Godoy no segundo tempo, e precisará encontrar saídas quando tiver de atacar o arquirrival. Este ainda é um problema alviverde.