Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Treinos com o ídolo Dudu e brilho na base: a nova rotina de Yan no Verdão

Atacante de 19 anos estreou em amistoso no Panamá e tem intercalado atividades com a equipe profissional com jogos no sub-20. Clube aposta suas fichas nele

Cesar Greco/Palmeiras
Escrito por

Dois dias depois de treinar ao lado de Dudu, um de seus ídolos, o atacante Yan foi capitão da equipe sub-20 do Palmeiras e marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio na estreia pelo Brasileiro da categoria. Em processo de intercâmbio entre base e profissional, o jovem de 19 anos viu sua rotina mudar durante a parada para a Copa do Mundo.

Yan viajou com o grupo principal para Panamá e Costa Rica e foi utilizado nos minutos finais do amistoso contra o Clube Árabe Unido (PAN), vencido por 2 a 0 pelo Verdão. Ele treinará frequentemente com os profissionais e, quando não for relacionado para os jogos, "descerá" para jogar com o sub-20. O mesmo vinha acontecendo com Fernando, vendido nesta janela ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

- Fiquei sabendo que iria com eles um dia antes da viagem. Foi bem tranquilo. Ficarei feliz toda vez que descer e puder ajudar meus companheiros, pois se hoje estou com o profissional foi por que eles me ajudaram muito. Hoje me sinto muito mais experiente em muitos aspectos, o tempo que passei no Panamá agregou muita coisa para mim. Foi a realização de um sonho estar integrado ao melhor elenco do Brasil, com grandes profissionais, e estrear. Algo que só soma na minha carreira, foi extremamente gratificante - disse o atacante, ao LANCE!.

Jogar entre os profissionais não é exatamente uma novidade para ele. No Vitória, clube que o revelou, ele chegou a disputar três partidas da Série B de 2016.

- Cheguei no Vitória com 10 anos, tive quase toda a base lá, aprendi muito e conquistei bastante coisa. Desde título da Copa do Brasil até convocações para Seleção Brasileira de base. Meu primeiro jogo no profissional foi com 17 anos, depois acabei vindo para o Palmeiras no início de 2017. Acredito que comecei a chamar a atenção do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-17, quando nos enfrentamos e fui super bem. E também com alguns jogos que tinha feito pelo profissional do Vitória. - lembra ele, que foi cedido pelo Vitória em troca do meia Cleiton Xavier.

O primeiro contrato com o Palmeiras foi por empréstimo, mas o clube exerceu a opção de compra em abril, assinou com ele até março de 2023 e agora o vê como um dos atletas mais prontos da equipe sub-20, mais até do que o meia Alanzinho, a mais famosa das promessas do clube. "O Yan não perde a bola", elogia um dos dirigentes acostumados a vê-lo como protagonista da base. Embora seja um atacante de velocidade, ele também se destaca pelos gols: é o artilheiro da equipe no Paulista Sub-20, com seis.

- Sou um jogador rápido, gosta do drible e tenho um bom passe - define-se, antes de falar sobre suas inspirações:

- Aqui no Palmeiras eu me inspiro muito no Dudu. É um jogador muito inteligente, rápido e que deixa a vida dentro de campo em todos os jogos. Mas meu maior ídolo é o Cristiano Ronaldo, porque é um cara que tornou o futebol mais bonito, mas principalmente pela força de vontade em alcançar todos os seus objetivos.