Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Sem perder no sintético, Palmeiras pode ter vantagem contra o Corinthians

Gramado foi instalado em fevereiro deste ano e, desde então, foram seis vitórias e um empate; para especialista, há benefícios aos donos da casa no "tapete" da final do Paulista

Patrick de Paula domina a bola no gramado sintético, em jogo contra a Ponte (EDUARDO CARMIM/Photo Premium)
Escrito por

O Palmeiras ainda não perdeu no seu novo gramado sintético do Allianz Parque. Esse é um dos trunfos do clube para a grande decisão do Campeonato Paulista, que acontece neste sábado (8), às 16h30 (horário de Brasília), diante do rival Corinthians. Mas o que significa jogar neste gramado? Existe algum tipo de vantagem?

Alessandro Oliveira, CEO da Soccer Grass, empresa responsável pela implementação do gramado no estádio e também no CT do clube, explicou que, sim, existem certos benefícios.

- É um diferencial para quem está acostumado a jogar. O Palmeiras, por exemplo, que já fez vários jogos e treina também no gramado sintético, tem essa segurança. O cara joga a bola sem olhar para o chão, ele consegue ter uma vantagem boa em relação ao adversário – iniciou o profissional.

- Jogando em casa é sempre uma vantagem. Quando você joga num campo que você sabe que não vai ter nenhuma alteração, do início ao final (do jogo), realmente é um diferencial – complementou.

O gramado sintético é igual ao natural, ou seja, tudo que acontece com ele, acontece também com o outro, como quique de bola, rolagem da bola, tração e rotação da chuteira, entre outras características. O que difere um material do outro é justamente a qualidade do “tapete”: ele se mantém o mesmo do começo ao fim.

- Basicamente, a diferença é você ter um campo com a mesma qualidade desde o primeiro minuto até os 49, 50 minutos do segundo tempo. Depois que começa um jogo, a grama está perfeita. Após 20 minutos, 30 minutos, já se vê grama solta, isso sem chuva. Porque a chuteira dos jogadores tem as travas, é extremamente agressivo e arranca mesmo a grama. A diferença é essa, a grama sintética mantém a qualidade, mesmo com chuva.

O gramado instalado no Allianz Parque é o mesmo homologado pela Fifa, no chamado Fifa Quality Pro. A entidade possui um manual fabricado a partir de uma série de gramados naturais consultados da Europa e, com passagens por laboratórios, realizou testes para a fabricação do sintético, chegando ao produto final que foi colocado, por exemplo, no estádio alviverde.

A estreia do novo gramado aconteceu em 16 de fevereiro, na vitória por 3 a 1 contra o Mirassol. De lá para cá, foram mais seis partidas, sendo cinco delas triunfos e uma empate (tanto no estadual quanto na Libertadores). Resumindo: o Palmeiras ainda não perdeu no novo tapete e esta será a primeira vez que um Campeonato Paulista será decidido nesse tipo de gramado.

O Palmeiras recebe o Corinthians neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, sem torcida por conta da pandemia de coronavírus. Como o primeiro jogo foi 0 a 0, qualquer vitória simples garante o título para uma das equipes. Caso dê nova igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis.