Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Seis a zero na Vila Belmiro! Massacre histórico do Palmeiras faz 20 anos

Há exatos 20 anos, máquina campeã paulista de 1996 do Verdão batia o Santos, em plena Vila, por 6 a 0. Jogo foi um dos mais marcantes da campanha dos 102 gols do Palmeiras

Rivaldo festeja gol com Djalminha e Luizão na Vila Belmiro (foto:PAULO PINTO/ESTADÃO)
Escrito por

Dia 24 de março de 1996. Há exatos 20 anos, o famoso esquadrão dos 102 gols do Palmeiras campeão paulista fazia história ao enfiar 6 a 0 no Santos, em plena Vila Belmiro. A partida foi uma das mais marcantes da campanha em que o Verdão conquistou 83 pontos dos 90 possíveis: sofreu apenas uma derrota (1 a 0) para o Guarani em 30 partidas.

A tarde de 24 de março de 1996 jamais será esquecida pelo palmeirense, que viu Rivaldo abrir o placar logo aos 5 minutos de jogo. O zagueiro Cléber aumentou a contagem aos 17 e aos 24 da primeira etapa. Três vira, seis acaba: o massacre seguiu no segundo tempo com gols de Cafu, aos 14 minutos, Djalminha, aos 38, e com Rivaldo marcando outra vez para fechar o massacre, aos 41. Foi a maior goleada de um visitante no clássico paulista.


Palmeiras e Santos voltaram a se encontrar no segundo turno, no antigo Palestra Itália, no jogo que selou a conquista do 21º título paulista do clube, com vitória por 2 a 0 sobre o Peixe (gols de Cléber e Luizão). O regulamento previa final entre o campeão do primeiro contra o campeão do segundo turno. Não foi necessário, já que o Palmeiras venceu os dois, com incríveis 92% de aproveitamento: 27 vitórias, dois empates e uma derrota, com 102 gols marcados e apenas 19 sofridos. A equipe terminou a competição com 28 pontos a mais do que o São Paulo, vice-campeão em 1996.

Luizão, com 22 gols, foi o artilheiro do Palmeiras, mas não do campeonato. Giovanni, do Santos, terminou na ponta com 24 bolas na rede. Confira a ficha do jogo histórico do primeiro turno, na Vila Belmiro:


FICHA TÉCNICA:
Santos 0 x 6 Palmeiras

Data: 25/03/1996
Local: Vila Belmiro, Santos (SP)
Árbitro: Dalmo Bozzano
Público: 14.687 pagantes
Renda: R$ 149.160,00
Gols: Rivaldo 5'/1ºT, Cléber 17' e 24'/1ºT; Cafu 14'/2ºT, Djalminha 38'/2ºT e Rivaldo 41'/2ºT

SANTOS: Gilberto; Claudemir, Sandro, Batista (Gustavo) e Marcos Paulo; Gallo, Baiano, Kiko (Luís Carlos) e Jamelli; Marcelo Passos (Macedo) e Giovanni (Viola). Técnico: Orlando Lelé.

PALMEIRAS: Velloso; Cafu (Marco Osio), Sandro, Cléber (Cláudio) e Júnior (Elivélton); Galeano, Flávio Conceição, Djalminha e Rivaldo; Luizão e Muller. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.