Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba com qual pontuação o Palmeiras garante o título do Brasileirão 2022

Verdão está na liderança da competição com oito pontos de vantagem para o segundo colocado e sabe com qual pontuação poderá comemorar seu 11º troféu do campeonato

Palmeiras faz contas para poder garantir o título brasileiro sem depender de tropeços (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras está na liderança do Brasileirão há quase 20 rodadas, sendo hoje o clube com mais chances de conquistar a competição. No entanto, para os torcedores, jogadores e comissão técnica, o título ainda está longe de ser conquistado. Isso porque restam 11 rodadas para o término do campeonato e faltam muitos pontos para que o time possa atingir a pontuação "segura" para pegar o troféu.

GALERIA
> Veja a validade do contrato dos jogadores do elenco do Palmeiras
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Atualmente, o Verdão ostenta 57 pontos, oito a mais do que o vice-líder, que é o Internacional. A vantagem dá pelo menos duas rodadas de margem para o time de Abel Ferreira, o que significa uma certa tranquilidade, mas nada que tropeços seguidos não possam colocar todo a campanha a perder. Por isso, toda cautela é necessária e as contas já estão sendo feitas para buscar uma pontuação alvo.

Neste cenário atual, o Colorado chegaria a no máximo 82 pontos caso vença todas as 11 rodadas que tem pela frente. Dessa forma, o Palmeiras seria campeão a partir do momento que chegar aos 83 pontos, um a mais do que o máximo que os gaúchos podem atingir.

Acontece que essa pontuação também vive num patamar hipotético, já que para chegar nela o Verdão teria que ter um aproveitamento de 78,8% dos pontos que disputar daqui para frente, ou seja, 26 dos 33 possíveis. Para se ter uma ideia, com toda essa boa campanha que o Alviverde tem construído, o aproveitamento é de 70,4% dos pontos.

Vale destacar que essa pontuação segura que garante o título pode diminuir ao longo das próximas rodadas, já que os concorrentes podem tropeçar e, com isso, o máximo do Inter ou de outro time seria menor do que 82, permitindo aos comandados de Abel que o objetivo não seja tão distante quanto está atualmente.

Se focar nessa condição em que não dependeria de tropeços dos rivais para abrir vantagem, o Palmeiras precisaria de nove vitórias em 11 partidas, fazendo pelo menos 27 pontos e não seria mais alcançado. Em outro cenário, precisaria vencer oito jogos e empatar pelo menos dois para chegar aos 26 pontos desejados para a taça.

Caso o Alviverde consiga sete vitórias nos 11 jogos, não seria mais possível atingir os 26 pontos mesmo se empatar os outros quatro, já que chegaria a, no máximo, 25, empatando com o máximo do Internacional, que chegaria a 82 e poderia passar pelo número de triunfos (24 x 23). Sem contar que os times se enfrentam na última rodada, em Porto Alegre, o que poderia ser a decisão do título.

Assim, é bem difícil falar em "já ganhou", uma vez que a pontuação que garantiria matematicamente o título ainda está longe de ser atingida. Por isso, o discurso "pés no chão" do palmeirense não é da boca para fora. Se não quiser depender dos vacilos alheios, a equipe terá de fazer uma reta final quase perfeita em termos de resultados.

PONTUAÇÃO MÁXIMA DO G6 DO BRASILEIRO

1) Palmeiras - 57 pontos (chegaria a 90 pontos no máximo)
2) Internacional - 49 pontos (chegaria a 82 pontos no máximo)
3) Fluminense - 48 pontos (chegaria a 81 pontos no máximo)
4) Flamengo - 45 pontos (chegaria a 78 pontos no máximo)
5) Corinthians - 44 pontos (chegaria 77 pontos no máximo)
6) Athletico-PR - 44 pontos (chegaria a 77 pontos no máximo)