Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quase tudo ou nada: Palmeiras inicia semana mais decisiva da temporada

Palmeiras enfrenta o Cruzeiro duas vezes nos próximos sete dias e pode virar finalista da Copa do Brasil e líder do Campeonato Brasileiro ou limitar suas chances de título no ano

Felipão lida com uma semana decisiva nesta sua terceira passagem pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras inicia a semana animado por estar bem vivo em três possibilidades de título na temporada: Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Nos próximos sete dias, pode ratificar e até melhorar essa condição, sendo finalista da Copa do Brasil e líder do Brasileiro. Mas o período mais decisivo do ano até agora no clube pode também limitar as chances de ser campeão.

O adversário que pode complicar o Verdão é o mesmo: o Cruzeiro. Na quarta-feira, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari visita a Raposa, às 21h45, no Mineirão, com a complicada missão de reverter a derrota por 1 a 0, na ida, no Allianz Parque, para chegar à final da Copa do Brasil. Se vencer por um gol de diferença, define a vaga nos pênaltis. Com vitória superior a essa vantagem, a classificação vem no tempo normal. Qualquer outro resultado gera eliminação.

No domingo, às 11h, no Pacaembu (o Allianz Parque estará à disposição de shows do tenor Andrea Bocelli), o time mineiro comandado por Mano Menezes volta a ser adversário, mas pelo Brasileiro. O Palmeiras pode assumir a liderança se vencer e o São Paulo não derrotar o Botafogo, no Rio, também no domingo, ou até se empatar, contanto que o Tricolor perca e Inter e Flamengo não superem, respectivamente, o Vitória no Beira-Rio e o Bahia em Salvador.


Por outro lado, um tropeço contra o Cruzeiro, no domingo, pode custar caro. Na pior das hipóteses, o Palmeiras terminaria a 27ª rodada em quinto lugar: atualmente, tem 50 pontos, enquanto o São Paulo soma 51, o Inter tem 50 (está atrás do Verdão no saldo de gols), o Flamengo conta com 48 e o Grêmio acumula 47. É claro que não tiraria dos comandados de Scolari a possibilidade de título, até porque restariam ainda 11 rodadas para o final da competição. Mas tornaria a missão mais complicada.

De qualquer forma, mesmo no pior cenário, o Palmeiras segue com mais esperanças na Libertadores, já que abriu as quartas de final vencendo o Colo-Colo, no Chile, por 2 a 0. Para se classificar às semifinais do torneio, pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, no Allianz Parque, no dia 3.

Neste cenário, a força do elenco do Palmeiras vem se comprovando até o momento. Enquanto a torcida se anima com a possibilidade de conquistar três títulos e disputar o Mundial no final do ano, Felipão já pede que, ao menos, uma conquista ocorra. E a chance disso pode aumentar ou diminuir dependendo do que ocorrer nesta semana, contra o Cruzeiro.