Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Próximo do Palmeiras, Richard Ríos não seria o substituto para Danilo

Com característica mais ofensiva, colombiano atuaria como segundo volante e preencheria lacuna deixada pelo contundido Atuesta<br>

Richard Ríos fez o gol da vitória do Guarani sobre o São Bento (Foto: Thomaz Marostegan/Guarani FC)
Escrito por

O Palmeiras está próximo da contratação do volante Richard Ríos, do Guarani. Ainda assim, ele não é a opção ideal para substituir Danilo, vendido para o Nottingham Forest, da Inglaterra, em janeiro, às vésperas da estreia palmeirense no Campeonato Paulista.

Por característica, o colombiano chegaria mais para suprir a lacuna deixada por Atuesta, que no início deste mês rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficará, pelo menos, seis meses afastado dos gramados.

+ Qual o time de coração de Cléber Machado? Veja a preferência de nomes do jornalismo esportivo

No Bugre, Ríos atuou como segundo e terceiro homem do meio-campo. Raras foram as vezes que o atleta jogou como primeiro volante. E quando isso aconteceu, a circunstância pedia um time muito ofensivo, em busca do resultado.

Inclusive, ele se mostrou deficiente na marcação e um pouco atrapalhado nas chegadas mais fortes durante a Série B do ano passado. Esse excesso de vontade resultou em duas expulsões do jogador do time campineiro, durante a temporada passada.

+ O Palmeiras vai contratar? Confira no mercado da bola do LANCE!

Por outro lado, Richard é um meio-campista que se destaca com a bola no pé. Com a camisa bugrina, ele mostrou ter um bom controle, ótimo passe e boa chegada na área. O que resultou em três gols e uma assistência, em 20 jogos.

Antes de jogar pelo Guarani, Ríos defendeu o Flamengo, tanto nas categorias de base, quanto no time profissional em algumas ocasiões. Ele chamou a atenção do Rubro-Negro após se destacar na seleção colombiana de futsal.

Richard Ríos enfrentando o Palmeiras quando jogava pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Em 2022, o meio-campista foi emprestado ao Mazatlán, do México, e teve o contrato estendido até 2023. Porém, no clube mexicano sofreu uma grave lesão no joelho, que o deixou quase um ano afastado. Quando voltou ao Fla, não fez parte dos planos do então treinador Paulo Sousa e rescindiu amigavelmente o seu vínculo com o Mengo, que manteve 25% dos direitos econômicos do profissional. Livre de contrato, o jogador foi para o Guarani.

+ Palmerias e Água Santa disputam as finais do Paulistão! Simule como serão os resultados

E O PRIMEIRO VOLANTE?

Mesmo com a contratação de Richard Ríos próxima, o Palmeiras segue no mercado por um volante de contenção. O principal objetivo segue sendo Allan, do Atlético-MG, mas a negociação pelo jogador esfriou há cerca de uma semana.

O Verdão estava bem alinhado com o empresário do atleta, Giuliano Bertolucci, e apostava no convencimento ao jogador e ao grupo administrativo atleticano, já que a oferta inicial acenada pelos palmeirenses foi de 9 milhões de euros (R$ 51,6 mi, na cotação atual), com possibilidade de chegar até a 11 milhões (R$ 63 mi, na cotação atual). Porém, o Galo ofereceu renovar o contrato do volante, aumentando o salário dele, o que dificultou a saída do jogador da equipe mineira.

Diretor executivo de futebol do Atlético-MG, Rodrigo Caetano, sempre foi contrário em negociar Allan com um clube visto como adversário direto nas principais pretensões do Galo na temporada: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, principalmente, Libertadores. O técnico Eduardo Coudet também defendeu a permanência do meio-campista.