Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Pior campeão? Palmeiras tem duas das três melhores campanhas da Libertadores no século

Números contrariam contestações a respeito do bicampeonato do Verdão na Liberta

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

Mesmo bicampeão da Libertadores, o Palmeiras teve suas campanhas na competição contestadas. Os números, no entanto, demonstram que as críticas não se sustentam, já que o time teve dois dos três melhores aproveitamentos de uma equipe campeã neste século.

A campanha de 2020, que consagrou o Verdão vencedor da Copa após mais de 20 anos, contou com 82% de aproveitamento. Com dez vitórias, dois empates e apenas uma derrota, o time comandando por Abel Ferreira ficou com o primeiro lugar no ranking do século. Contando todas as campanhas da história com mais de 10 jogos, é a terceira melhor.

Em 2021, por sua vez, o time alcançou 77% de aproveitamento - nove vitórias, três empates e também somente uma derrota nos 13 jogos disputados. A porcentagem fica atrás da conquistada pelo Atlético Nacional, da Colômbia, em 2016, quando o time foi campeão e teve 78,6%, além de perder para a de 2020.

A primeira conquista do Palmeiras na Libertadores conta outra história. Ainda que muito simbólica para o torcedor, foi alcançada com apenas 54,8% de aproveitamento, sendo a quarta pior da história. Com 14 jogos, por ter sido realizada com final em duas partidas, foram sete triunfos, dois empates e cinco derrotas.

Além de ser o maior campeão brasileiro da Copa, ao lado de Santos, São Paulo e Grêmio, o Verdão sustenta marcas expressivas que traduzem a tradição do time na competição. O Alviverde é, dentre os brasileiros, o clube com mais gols e mais vitórias, além de ter a maior invencibilidade como visitante (15 jogos) na história.