Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras pode pegar exemplo do Flamengo para amenizar situação no Brasileirão; entenda

Rival carioca esteve em cenário parecido com o do Verdão em seus dois últimos títulos brasileiros. Apesar de começo ruim, time de Abel Ferreira tem condições de chegar no topo

Abel Ferreira tem um início de Brasileirão não tão bom com o Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras apenas empatou em 1 a 1 com o Fluminense, no último domingo, no Allianz Parque, pela quinta rodada do Brasileirão-2022. Depois do jogo, muitos torcedores já começaram a ficar pessimistas em relação a um possível título brasileiro. No entanto, não é preciso ir muito longe para pegar exemplos de times que reverteram situações parecidas, como ocorreu com o Flamengo nas edições 2019 e 2020.

GALERIA
> Relembre a invencibilidade fora de casa do Palmeiras na Liberta

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

> Conheça o aplicativo de resultados do LANCE!

Com a igualdade, o Verdão tem apenas seis pontos em cinco jogos e terminou a quinta rodada com a 13ª posição na tabela do campeonato. Muito pouco para quem entrou na competição mirando o título e tratando como prioridade. Mesmo assim, esses tropeços no início não significam que a toalha será jogada precocemente. Restam ainda 35 rodadas e muita coisa para acontecer. Há precedentes.

E quem sabe que isso é um cenário reversível é o Flamengo, que já esteve em situações parecidas nos títulos de 2019 e de 2020, quando na quinta rodada estava longe da liderança. Atualmente, o Verdão está seis pontos atrás do primeiro lugar, o Corinthians, que tem 12.

É verdade que o Rubro-Negro trocou de técnico ao longo das duas campanhas, o que acabou contribuindo para a mudança, mas esse não é o caso do Palmeiras. A questão aqui é mostrar que uma "virada" na classificação é possível. Em 2019, por exemplo, o Fla tinha sete pontos na quinta rodada, seis a menos do que o líder, que era o próprio Alviverde. No fim, os cariocas terminaram 16 pontos à frente.

Já na edição de 2020, que acabou decidida na última rodada, a situação do Flamengo era ainda pior na quinta rodada. Com apenas cinco pontos, ocupava a 16ª posição, a primeira fora da zona da degola. Eram sete pontos atrás do líder Internacional, que tinha 12. Depois do término da 38ª rodada, o Fla conquistou o título com 71 pontos, um a mais do o Colorado, que foi o vice-campeão.

Em 2022, apesar de um início irregular, com apenas uma vitória em cinco partidas, o Palmeiras pode tomar como base essas trajetórias recentes do Flamengo. Além disso, a distância para os outros dois favoritos, que são o próprio Fla e o Atlético-MG é mínima. Em relação aos cariocas, o Verdão tem um ponto a mais, já em relação aos mineiros, tem apenas dois pontos atrás e dois confrontos diretos.

Sem contar o recado de Abel Ferreira na entrevista coletiva após o empate com o Fluminense, em que ele volta a dizer que o time não vai ganhar todas, mas ao mesmo tempo que é preciso evitar perder energia com euforia e com  lamentações, uma vez que será assim até novembro. Portanto, torcedor, é preciso calma, não há nada perdido.

- Uma equipe como o Palmeiras joga todas as competições para ganhar. E nosso foco é sempre a competição seguinte. Não vamos ganhar todas, mas este símbolo nos obriga a sempre lutar por elas. Empatamos um jogo que poderíamos ter ganho e eu diria a mesma coisa. Não dá muito tempo para perder energia, nem para ficarmos eufóricos, nem muito tristes. Vai ser assim até novembro - avisou.

O Palmeiras agora dá uma pausa no Brasileirão novamente para enfrentar a Juazeirense, nesta quarta-feira, às 19h, em Londrina. pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Um empate garante o Verdão nas oitavas de final. Já no próximo sábado, o Alviverde volta a focar nos pontos corridos quando recebe o Red Bull Bragantino, às 16h30, no Allianz Parque, pela sexta rodada do Brasileiro.

Confira os números citados acima:

Palmeiras em 2022 na quinta rodada
13º lugar - 6 pontos conquistados - 6 atrás do líder Corinthians (12)

Flamengo em 2020 na quinta rodada
16º lugar - 5 pontos conquistados - 7 atrás do líder Internacional (12)
Terminou campeão com um ponto a mais do que o Inter

Flamengo em 2019 na quinta rodada
9º lugar - 7 pontos conquistados - 6 atrás do líder Palmeiras (13)​
Terminou campeão com 16 pontos à frente do Verdão