Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras ostenta grande invencibilidade nas primeiras rodadas do Brasileirão, mas maior delas é pré-Abel Ferreira

Verdão é o único invicto no campeonato e está há nove rodadas sem perder, porém sem ainda alcançar feito de 2020

Palmeiras não perde há nove rodadas no Brasileirão, mas já teve sequência maior (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras enfrenta o São Paulo, no Morumbi, neste domingo (11), às 16h, defendendo uma invencibilidade de nove jogos no Brasileirão, no qual é o único que ainda não saiu de campo derrotado. Embora a série de jogos sem perder seja grande, o Verdão viveu recentemente uma sequência invicta ainda maior, em 2020, quando o técnico ainda era Vanderlei Luxemburgo e atingiu 12 partidas sem ser batido pelos adversários.

+ Veja tabela e classificação do Brasileirão-2023 clicando aqui

Naquela edição de 2020 do Brasileiro, o Alviverde foi perder pela primeira vez na 14ª rodada, diante do Botafogo, fora de casa. Dessas rodadas, porém, o Palestra jogou 13, uma vez que o confronto com o Vasco, que seria pela primeira rodada, foi adiado e ocorreu meses depois. Dessa forma, considera-se a segunda rodada como a primeira do clube em 2020. Foram 12 rodadas seguidas sem perder desde a estreia na edição.

O retrospecto do time que era dirigido por Luxemburgo naquela sequência foi de cinco vitórias e sete empates. Somando o jogo contra o Botafogo, que quebrou a invencibilidade, o Palmeiras perdeu três jogos consecutivos, incluindo São Paulo e Coritiba no Allianz Parque. A sequência causou a demissão de Luxa, que havia perdido apenas duas vezes no ano antes dessa sequência negativa.

A sequência de 2020 é tão boa e rara, que se trata da terceira maior da história dos pontos corridos. O Verdão perde apenas para o Cruzeiro de 2011, que ficou invicto em seus 15 primeiros jogos, e para o Corinthians de 2017, que ficou os 19 primeiros jogos (primeiro turno inteiro) sem ser derrotado. Dos três casos, apenas o Timão terminou o campeonato levantando a taça. A Raposa ficou em 16º lugar e o Alviverde em 7º.

+ Palmeiras só depende de si para garantir a melhor campanha da Libertadores

Em 2019, o Palmeiras também teve uma arrancada invicta significativa, ficando dez jogos sem perder até ser derrotado pelo Ceará, no 11º duelo daquela edição. A última partida da série foi um empate em 1 a 1 com o São Paulo, no Morumbi, pela décima rodada do Brasileirão. O retrospecto foi de oito vitórias e dois empates.

Neste ano de 2023, o Verdão figura como o único invicto após nove rodadas completadas. São cinco vitórias e quatro empates, que valem a segunda posição na tabela, atrás apenas do Botafogo, que está dois pontos à frente. Caso vença o São Paulo e mantenha a invencibilidade, o Alviverde não apenas vai aumentar a sequência para dez jogos sem perder, como também poderá assumir a liderança da classificação caso o Fogão perca para o Fortaleza, no Nilton Santos.

Confira os jogos da sequência invicta de 2020:

Fluminense 1 x 1 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Goiás
Athletico-PR 0 x 1 Palmeiras
Palmeiras 2 x 1 Santos
Bahia 1 x 1 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Internacional
Bragantino 1 x 2 Palmeiras
Corinthians 0 x 2 Palmeiras
Palmeiras 2 x 2 Sport
Grêmio 1 x 1 Palmeiras
Palmeiras 1 x 1 Flamengo
Palmeiras 2 x 1 Ceará