Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras faz as contas: saiba quantos pontos faltam para o título do Brasileirão

Verdão empatou com o Atlético-GO e viu sua vantagem para Internacional diminuir, mas segue com uma conta simples para poder levantar a taça do campeonato nacional

Palmeiras faz as contas para o título brasileiro: menos de 60% de aproveitamento (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras enfrentou o Atlético-GO, em Goiânia, na última segunda-feira, e voltou de lá com um empate em 1 a 1. Com isso, o Internacional, que venceu sua partida na 31ª rodada do Brasileirão, conseguiu diminuir a vantagem de 12 para dez pontos em relação ao líder. No entanto, para o Verdão, as contas para o título seguem as mesmas: vencer quatro rodadas até o término do campeonato.

GALERIA
> Confira os públicos do Palmeiras no Allianz Parque em 2022

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão-2022 clicando aqui

Depois de empatar com o Dragão, os torcedores palmeirenses (mesmo os mais otimistas) devem ter ficado preocupados com a vantagem diminuindo nesta reta final da competição. Os mais fanáticos devem ter começado a fazer cálculos para entender o "prejuízo", mas a verdade é que pouco mudou desde a última rodada.

Antes do início da 31ª rodada, bastava ao Alviverde vencer quatro das oito rodadas finais do Brasileirão, ou seja, conquistar 12 dos 24 pontos em disputa (50% de aproveitamento). Com isso, o Inter poderia, no máximo, empatar em pontos (78), mas perderia no número de vitórias, já que atingiria apenas 22 com 100% de aproveitamento, enquanto o time de Abel Ferreira teria 23.

A diferença para a rodada anterior é que, em consequência do empate com o Atlético-GO, o Palmeiras ficou com uma rodada a menos para conquistar suas quatro vitórias, mas diminuiu a distância para a pontuação necessária para o título: de 12 para 11. Observe que os quatro triunfos seguem como requisito básico para garantir a taça sem precisar de tropeços dos rivais, pois, repetindo, o Alviverde atingiria 23 vitórias e o Colorado somente 22.

Se seguirmos com a conta de 12 pontos (quatro vitórias), isso significa um aproveitamento de 57,1% dos pontos que ainda estão em disputa (21). Caso vença os quatro jogos que ainda restam no Allianz Parque (São Paulo, Avaí, Fortaleza e América-MG), o Verdão conquistará o título sem precisar pontuar fora de casa, onde está invicto.

Evidentemente que tropeços do Internacional ou do vice da vez podem diminuir essa conta nas próximas rodadas, mas neste momento o Palmeiras precisa chegar aos 78 pontos com pelo menos quatro vitórias para não deixar a decisão para os critérios de desempate. Essa é a conta mágica para que a taça vá para o Allianz Parque e se some a outras dez do Brasileirão que estão por lá.

Veja o que Palmeiras precisa para ser campeão sem depender de tropeços dos concorrentes:

- 12 pontos em 21 possíveis, pois há a necessidade de garantir pelo menos quatro vitórias para evitar os critérios de desempate
- 4 vitórias em 7 rodadas
- Chegar aos 78 pontos (desde que com mais quatro vitórias)
- Mínimo de 57,1% de aproveitamento dos pontos na reta final

Agenda do Palmeiras nas sete rodadas finais:

16/10 (domingo) - Palmeiras x São Paulo - Allianz Parque
22/10 (sábado) - Palmeiras x Avaí - Allianz Parque
25/10 (terça-feira) - Athletico-PR x Palmeiras - Arena da Baixada
2/11 (quarta-feira) - Palmeiras x Fortaleza - Allianz Parque
6/11 (domingo) - Cuiabá x Palmeiras - Arena Pantanal
9/11 (quarta-feira) - Palmeiras x América-MG - Allianz Parque
13/11 (domingo) - Internacional x Palmeiras - Beira-Rio