Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Matías Viña é o melhor jogador do Palmeiras na Libertadores

Dados do SofaScore colocam o lateral como destaque alviverde na primeira fase e expõem diferença de desempenho no Brasileirão<br>

Viña tem excelentes números pelo Palmeiras na Libertadores (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O lateral-esquerdo Matías Viña é o melhor jogador do Palmeiras na Libertadores pelas métricas do Sofascore, site especializado em estatísticas esportivas, com nota média de 7.43.

Contratado pelo Alviverde no início de 2020, o uruguaio tem três assistências e um gol, além de ser o palmeirense com mais roubadas de bola (20) e interceptações (13) na competição continental, segundo o OptaJavier. Raphael Veiga (7.40), Rony (7.32), Wesley (7.27) e Gustavo Gómez (7.23), empatado com Weverton, completam o top-5 do Verdão.

​Viña atuou por todos os minutos das seis partidas da fase de grupos e teve sua melhor atuação nos 5 a 0 contra o Bolívar, em setembro, quando marcou um gol e deu duas assistências.

Naquela partida, ele obteve uma nota de 8.9 e foi considerado o melhor em campo. Além das participações diretas em gols, o lateral fez um corte, duas interceptações, quatro desarmes, ganhos quatro duelos e acertou três passes decisivos (aqueles que criam uma boa oportunidade).

​Há de se fazer uma ressalva em relação aos adversários. Principalmente Bolívar e Tigre, equipes muito frágeis que cederam espaços e praticamente não ofereceram resistência dentro do Allianz Parque, saindo de lá goleados. Contudo, alguns números defensivos do atleta ilustram seu bom desempenho e sua firmeza dentro de campo. O lateral tem 2.5 interceptações, 3.3 entradas, 1.5 corte, 56% de sucesso em duelos pelo chão e 51% de vitória em disputas de bola. 

Mapa de calor contra o Bolívar mostra Viña muito ativo dentro da área adversária&nbsp;(Imagem: SofaScore)

No Brasileirão, as médias não se repetem, já que ele não balançou as redes e deu apenas uma assistência. Em 10 partidas disputadas com Viña em campo pelo certame nacional, o Palmeiras não sofreu gol em apenas uma. Na Libertadores, a meta alviverde não foi vazada em quatro oportunidades.

Nas estatísticas individuais, o uruguaio também apresenta uma queda. Ele acumula 1.8 interceptações, 2.5 entradas e 1.2 corte por jogo. Em um cenário de maior dificuldade que o grupo da Libertadores, como o Campeonato Brasileiro, os defeitos coletivos do Palmeiras foram expostos e a equipe pouco rendeu, comprometendo as atuações individuais de todos os atletas.

Com o sorteio favorável para o mata-mata continental, o desafio do novo treinador será aumentar a competividade do time para confirmar a expectativa de chegar pelo menos até as semifinais e, consequentemente, explorar todo o potencial de Matías Viña e outros jogadores talentosos do elenco.