Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luis Guilherme brilha, vira jogo, e Palmeiras é campeão do Brasileirão Sub-17 diante do Grêmio

Camisa 10 marcou golaço que sacramentou título do Verdão

Luis Guilherme marcou golaço e decidiu a final (Foto: Fabio Menotti/Palmeiras)
Escrito por

É campeão! O Palmeiras derrotou o Grêmio por 2 a 1 na finalíssima do Brasileirão Sub-17, disputada nesta quinta-feira (17), e levantou mais uma taça nas categorias de base. O destaque do jogo foi Luis Guilherme, grande promessa do Verdão que marcou o gol da virada da decisão na Arena do Grêmio.


GALERIA
> Clubes brasileiros entram em top-50 das categorias de base mais rentáveis do mundo

1
° TEMPO INTENSO E DE POUCAS CHANCES

Toda a primeira etapa foi caracterizada por disputas de espaços e forte marcação. Quem tomou mais a iniciativa foi o Palmeiras: o time buscou ter a posse no campo ofensivo e pressionar os defensores gremistas quando perdessem a bola. A promissora dupla Luis Guilherme e Estêvão buscou um jogo técnico, com dribles e tabelas, mas esbarrou no bom sistema defensivo do Grêmio e pouco criou.

A aposta do Imortal foi os contra-ataques. Quando conseguia sair da pressão palmeirense, a válvula de escape era o volante Josué, que organizava as subidas vindo da defesa. As melhores jogadas surgiam da esquerda, com Kauan Kelvin e Jefinho, que traziam a bola da ponta para o meio ou buscavam jogadas de linha de fundo. 

GRÊMIO VOLTA MELHOR

Os papéis pareciam se inverter no início da segunda etapa. O Grêmio ocupou o campo de ataque do Palmeiras e chegou a quase abrir o placar em cabeceio do zagueiro João Lima. Aos 11', o árbitro deu bola ao chão, Jefinho tirou o volante Vitor André com drible e acertou um chutaço, que tocou no travessão e balançou as redes do goleiro Aranha. 1 a 0.

O Verdão não se encontrava, até que a bola parada foi a solução (e de lateral para lateral): Gilberto fez cruzamento em cobrança de falta pela direita e achou o capitão Gabriel Vareta, que cabeceou para o fundo do gol. Mesmo com o Imortal superior, o Alviverde mostrou maturidade para igualar o placar.

TÁ DIFÍCIL? CHAMA O LUIS GUILHERME!

O Palmeiras perdeu Estêvão, que precisou ser substituído após sentir dores. Luighi entrou, mas o time perdeu a criatividade que esboçou ter no primeiro tempo. Porém, o outro destaque do time seguiu em campo e foi decisivo.

Luis Guilherme desenrolou um jogo enroscado. O camisa 10 arrancou no campo de ataque e se inspirou no adversário Jefinho, acertando belo arremate de fora da área. Partida virada e taça encaminhada! 

Palmeiras foi campeão do Sub-17 (Foto: Divulgação)

ESCALAÇÕES

Grêmio: Cássio; Luiz Eduardo, João Lima, Viery, José Guilherme; Josué (Kaick), Caio Araújo (Leandro), Kauan Kelvin; Gustavo (Alysson), Luis Caniggia e Jefinho (Lian).

Palmeiras: Aranha; Gilberto, Vitor Reis, Benedetti, Gabriel Vareta; Vitor André (Riquelme Fillipi), David Kauã (Rafael Coutinho), Luis Guilherme, Arthur; Estêvão (Luighi), Thalys (Ramon) e Luis Guilherme (Márcio Vitor).

ARBITRAGEM

Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistente 1: Leone Carvalho Rocha (GO)
Assistente 2: Hugo Savio Xavier Correa (GO)