Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras libera dupla ao Bahia, mas ainda tem dois ‘sobrando’ no elenco

O zagueiro Juninho e o meia Guerra foram emprestados ao time nordestino nesta semana, mas o técnico Luiz Felipe Scolari segue com número de jogadores além do que julga ideal

O lateral-direito Fabiano e o atacante Borja não devem ter muita chance no semestre (Agência Palmeiras/Divulgação)
Escrito por

Nesta semana, o Palmeiras liberou o zagueiro Juninho e o meia Guerra por empréstimo para o Bahia, mas o elenco ainda tem dois jogadores além do que o técnico Luiz Felipe Scolari considera ideal. O plantel atual conta com 32 jogadores, e os principais candidatos à saída dentro desse grupo são o lateral-direito Fabiano e o atacante Borja.

Os dois não devem ter muitas oportunidades, o que foi apontado como critério por Felipão para definir quem fica. A intenção de contar com um grupo "de 28 a 30 jogadores" foi exposta publicamente pelo treinador em sua primeira entrevista coletiva na temporada, em 8 de janeiro.

Scolari considera que ter um grupo enxuto na mão é uma das formas de poder fazer a alternância de escalações com qualidade. Com 30 jogadores, exatamente o limite de inscrições permitidas na Libertadores, é possível promover treinamentos que mantenham todos prontos para entrar em campo frequentemente dentro do rodízio de times programado pelo técnico.

A saída desses dois é também consequência das novidades no elenco para o segundo semestre. O Palmeiras contratou o meio-campista Ramires, ex-Seleção Brasileira e que estava no futebol chinês, e comprou o atacante colombiano Iván Angulo, de 20 anos e que passou o primeiro semestre atuando por empréstimo na equipe sub-20 do clube.

No começo do ano, Felipão apontou que a diretoria procurava clubes para quem teria pouco espaço no Verdão. E Fabiano só continua no elenco por não ter acertado com outra equipe. O lateral-direito de 27 anos, que também atua como zagueiro, jogou pela primeira vez no ano apenas na parte final do amistoso de quarta-feira, contra o Guarani. Possui contrato até 31 de dezembro de 2021 e a expectativa é que seja emprestado para outro clube.

Borja vive uma situação diferente. Custou R$ 33 milhões há dois anos, também tem contrato até dezembro de 2021 e chegou a ter grande sequência no ano, principalmente enquanto Deyverson cumpria suspensão no Paulista e Arthur Cabral tratava de problema no púbis. Mas o colombiano desagradou diretoria e comissão técnica com suas atuações. O Verdão aguarda uma proposta que convença o próprio centroavante a mudar de ares.

Diminuir o elenco também dá mais chances de atender a um pedido da torcida: espaço para as categorias de base. No jogo-treino diante do Operário, na quinta-feira, por exemplo, como os titulares ganharam descanso (atuaram contra o Guarani na quarta-feira), foram utilizados o lateral-esquerdo Esteves, que inclusive fez o gol que selou o 2 a 2, e o zagueiro Vitão.

Confira o elenco à disposição de Felipão atualmente:

Goleiros: Fernando Prass, Jailson e Weverton
Zagueiros: Antônio Carlos, Edu Dracena, Gustavo Gómez e Luan
Laterais: Diogo Barbosa, Fabiano, Marcos Rocha, Mayke e Victor Luis
Volantes: Bruno Henrique, Felipe Melo, Jean, Matheus Fernandes, Ramires e Thiago Santos
Meias: Gustavo Scarpa, Hyoran, Lucas Lima, Moisés, Raphael Veiga e Zé Rafael
Atacantes: Arthur Cabral, Borja, Carlos Eduardo, Deyverson, Dudu, Felipe Pires, Iván Angulo e Willian