Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras iguala campanha de 2016 e chega a 92% de chances de título

Assim como no ano da conquista, o time tem 67 pontos em 33 rodadas e cinco de frente para o segundo colocado. Até o jogo contra o Galo em BH lembrou o de dois anos atrás

Palmeiras conseguiu empate que manteve a vantagem de cinco pontos (Foto: Bruno Cantini / Atlético)
Escrito por

Agora com 92% de chances de conquistar o título brasileiro, o Palmeiras aproximou-se dos números obtidos quando levou o campeonato pela última vez, em 2016. Assim como naquela campanha, o Verdão termina a 33ª rodada com 67 pontos e cinco de frente para o vice-líder (Flamengo naquela ocasião, e hoje o Internacional).

Com Cuca, a campanha era: 20 vitórias, sete empates e cinco derrotas, com 56 gols a favor e 29 contra. Agora com Felipão, o time tem menos vitórias (19), mas empatou mais (10) e perdeu menos (quatro); se em 2018 a equipe balançou menos as redes adversárias (52), também foi menos vazada (23 gols contra).

O empate de domingo com o Atlético-MG não foi uma boa atuação - houve, aliás, um risco grande de acabar a sequência de 18 partidas invicto. Mas o pênalti sofrido por Edu Dracena e convertido por Bruno Henrique deixa o time a um jogo de igualar os 19 sem perder do Corinthians em 2017, a maior série nos pontos corridos, e ainda mais perto do título.

O duelo no Horto, inclusive, lembrou também um capítulo da campanha de 2016. Daquela vez na 35ª rodada em vez da 33ª, o também 1 a 1 com o Galo deu a impressão de que a taça dificilmente escaparia do Verdão. Considero que o jogo desse fim de semana tem efeito parecido.

Porque mesmo com uma escalação questionável (não teria tirado Lucas Lima e teria tirado Moisés antes do jogo), uma exibição abaixo do esperado e os riscos do segundo tempo, o Palmeiras mostrou força para empatar. Um resultado que já seria bom, diante da dificuldade de enfrentar o clube mineiro no Independência, e que tornou-se ainda melhor diante da rodada.

- A gente já vem nesta batida há algum tempo. Muitos jogadores agora já estiveram em 2016, e jogamos ali com muito a pressão ao nosso lado. É manter pés no chão e humildade, falta pouco e estamos próximos -  disse Moisés depois do jogo de domingo, um dos principais nomes no último título.

Os últimos jogos do Palmeiras no Brasileiro serão: Fluminense (casa), Paraná (fora, em Londrina), América-MG (casa), Vasco (fora) e Vitória (casa). O jogo contra o Tricolor será quarta-feira, no Allianz Parque. Pelo histórico do Brasileiro, mais seis pontos são suficientes pela taça.