Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Gustavo Gómez se consolida na zaga e abre disputa na defesa do Palmeiras

Um dos jogadores mais regulares do considerado "time B" de Felipão, zagueiro paraguaio tem chamado a atenção, com poucas faltas, bons desarmes e 95,8% de acerto no passe

Em pouco tempo, Gustavo Gómez parece estar achando seu espaço no elenco (Foto: Cesar Greco/Palmeiras) 
Escrito por

Emprestado pelo Milan, da Itália, até o meio de 2019, o zagueiro Gustavo Gómez começa a construir um caminho de sucesso no Palmeiras. O paraguaio é um dos jogadores mais regulares do chamado "time B" de Felipão neste segundo semestre e tem números interessantes, que o gabaritam a disputar uma vaga entre os principais atletas do Verdão. Sua média de faltas, por exemplo, é de apenas uma por partida. Metade do número de desarmes. 

Gustavo Gómez já disputou seis jogos com a camisa do Palmeiras. No clube, enfrenta a concorrência direta de Antônio Carlos, Edu Dracena e Luan. Os três têm sido constantemente usados por Felipão. O argentino Nico Freire também aparece como um dos postulantes a uma vaga na defesa. E Pedrão, do sub-20, é outro a treinar regularmente com o profissional. 

Nesta seis partidas com o Palmeiras, de acordo com o Footstats, Gómez foi o responsável por 12 desarmes certos e seis faltas. Recebeu apenas um cartão amarelo e tem uma média de 95,8% de acerto nos passes. Além disso, foram 30 lançamentos, duas interceptações e 50 rebatidas. Bem posicional e leal nas disputas de bola, tem agradado dentro de campo. 

Os números de Gómez: 

6 jogos
5 defesas/bloqueios
12 desarmes certos
6 faltas
1 amarelo
2 interceptações certas
30 lançamentos
95,8% de acerto no passe
50 rebatidas

Para o jogo desta quinta-feira, contra o Colo-Colo, no Chile, pelas quartas de final da Libertadores, Gómez tem chances remotas de começar como titular, já que a tendência é que Felipão mantenha-se conservador e opte pela defesa considerada principal, com Edu Dracena e Antônio Carlos. Porém, o paraguaio deve ser a opção número um no banco de reservas. Luan deixou o jogo contra o Bahia com dores na panturrilha esquerda - o clube ainda não informou quais foram os resultados dos exames do ex-jogador do Vasco. 

Nas últimas duas temporadas, entre 2016 e 2017, Gómez disputou 35 jogos oficiais. O zagueiro de 25 anos teve uma extensa carreira no Libertad, do Paraguai, antes de defender as cores do Lanús, da Argentina. Chegou ao Milan, da Itália, na temporada 2016/17, quando fez 19 jogos. São apenas seis gols marcados na carreira como profissional. 

O Palmeiras desembolsou cerca de R$ 6,5 milhões pela contratação do jogador por empréstimo - Gómez esteve perto de um acerto com o Boca Juniors, da Argentina. Há no contrato uma cláusula que obriga o Verdão a comprá-lo, caso atinga uma número estipulado de jogos. Neste caso, seriam pagos outros 4,5 milhões de euros (R$ 19,7 milhões).