Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fisiologista explica como Palmeiras irá aproveitar semana livre

Esta será a primeira semana sem compromissos do Alviverde desde o retorno do futebol, no dia 22 de julho; objetivo será recuperar atletas depois de maratona de jogos

Elenco se reapresentou nesta terça-feira, na Academia de Futebol (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
Escrito por

O Palmeiras não entra em campo no meio da semana, sendo os primeiros seis dias de folga desde o retorno do futebol, em 22 de julho. Como dito pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, isso será aproveitado para recuperar os atletas, que, após tempo parado, realizaram uma maratona de jogos.

Desde o retorno, foram dez partidas em 32 dias, contando Campeonato Paulista, quando foi campeão em cima do Corinthians, e Campeonato Brasileiro, competição na qual está com um jogo de atraso. O fisiologista do clube, Vinicius Ponzio, detalhou de que forma o clube deve aproveitar a semana livre para recuperar o desgaste e preparar os jogadores para os próximos meses.

- Procuraremos fazer a recuperação do que foi gerado de estresse e dano muscular nas últimas semanas. Utilizando toda a estrutura que temos aqui para otimizar a recuperação, desde a nutrição aos processos internos. O controle de carga será fundamental para equilibramos bem e retomarmos essa sequência de jogos e demanda que teremos nas próximas semanas – disse.

Neste momento, a situação do Alviverde é a seguinte: Marcos Rocha está em recuperação (de duas a três semanas, provavelmente) por conta de uma lesão muscular na coxa; Matias Viña e Gabriel Veron estão em transição física e Felipe Melo segue cronograma de tratamento - ele não atua desde a segunda final do Paulistão.

Por meio de uma nova tecnologia de monitoramento cardíaco adquirida após a pausa, o Palmeiras consegue coletar dados em tempo real. Assim, os fisiologistas atuam em parceria com a comissão técnica para preparar um cronograma individual para cada jogador.

- Os próprios atletas têm essa consciência. Quando terminam os treinos e jogos eles nos procuram para saber o quanto eles percorreram em alta intensidade, a distância total, até para fazermos as manipulações durante a semana. Para nós é bacana esse interesse, valoriza e ajuda o nosso trabalho - completou.

O Palmeiras volta a campo somente no sábado (29), às 19h, contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador-BA. O time é o quarto colocado na tabela do Brasileirão, com oito pontos conquistados e um jogo a menos disputado.