Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Wendel relembra título de 2008 e aposta em Palmeiras na final

Em entrevista ao L!, ex-lateral fala sobre o diferencial de Luxemburgo, campeão de quatro estaduais com o clube, e apostou no Alviverde como vencedor do Paulista de 2020

Jogador enalteceu técnico Vanderlei Luxemburgo, do Palmeiras (Foto: Tom Dib/Lancepress!)
Escrito por

Hoje é dia de final do Campeonato Paulista para o Palmeiras. E a final será contra o maior rival, o Corinthians. Muitas coisas devem passar pela cabeça dos jogadores: fila de mais de uma década sem estadual, possível momento para dar o troco pelo Paulistão de 2018 perdido dentro de casa... No banco de reservas, porém, os atletas podem encontrar um ponto de equilíbrio: o técnico Vanderlei Luxemburgo.

O treinador é o responsável pelos quatro últimos títulos estaduais conquistados pelo Alviverde, em 1993, 1994, 1996 e 2008. Esse último título, inclusive, foi alcançado com uma campanha composta por 15 vitórias, quatro empates e quatro derrotas. O lateral Wendel conversou com o LANCE! sobre como o clube conseguiu desbancar as outras equipes e sagrar-se campeã.

- Aquele nosso elenco era muito forte, tinha um grande treinador falando que chegou para ser campeão e que queria a união do grupo. Não queria ver o pronome ‘eu’, mas sim o pronome ‘nós’. Nós iremos vencer – iniciou.

Segundo ele, Luxemburgo tem um grande diferencial em relação a outros técnicos: além de saber o que fazer dentro de campo, também sabe motivar todo o elenco.

- O diferencial do professor Vanderlei Luxemburgo é que ele sabe muito lidar com a parte motivacional, tem comando, é um treinador completo, na parte técnica, tática e, principalmente, a diferença dele está na estratégia. Ele é um treinador muito estratégico, sabe muito lidar com grandes elencos, elencos de qualidade, e sabe tirar o máximo dos jogadores.

Isso pôde ser visto em um vídeo divulgado pelo Palmeiras com a preleção do professor antes do primeiro jogo da final contra o Alvinegro, na última quarta-feira. Para Luxa, o Dérbi é um campeonato à parte.

- Esse clássico não é um clássico normal. É um campeonato à parte do Campeonato Paulista. O Paulista está aqui, estamos jogando, mas é um campeonato à parte Corinthians e Palmeiras, Palmeiras e Corinthians. Palmeiras é muito grande. Quem vem para cá, sabe que vai jogar Palmeiras e Corinthians uma porrada de vezes. Aqui é brigar para ser campeão, então tem que acreditar nisso.

Esta será a décima primeira decisão direta entre Palmeiras e Corinthians por um título. São sete canecos para o lado alviverde e três para o lado alvinegro, sendo três dessas conquistas palmeirenses sob comando de Luxemburgo. Para Wendel, neste ano, Palmeiras e Luxa sairão mais uma vez vitoriosos.

- Eu acredito que o Palmeiras possa vencer o Paulista nesse ano sim, tem um time muito bom e tem um treinador que é um dos melhores do país. Ele sabe muito como comandar um grande elenco e é um treinador vencedor. Quando ele chega na final, é difícil ganhar dele. Tenho certeza que o Palmeiras vai ser campeão em 2020 – finalizou.

O Palmeiras recebe o Corinthians neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque, sem torcida por conta da pandemia de coronavírus. Como o primeiro jogo foi 0 a 0, qualquer vitória simples garante o título para uma das equipes. Caso dê nova igualdade no placar, a decisão vai para os pênaltis.