Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Felipão busca sua marca de 1997 no Verdão e o melhor turno do Brasileiro

Verdão não perde há 17 rodadas e contra o Atlético-MG pode igualar os 18 jogos sem derrota entre 1997 e 1998. Aproveitamento no segundo turno é recorde até o momento

Felipão busca recordes neste seu retorno ao Palmeiras (Foto: Cesar Greco)
Escrito por

Invicto há 17 rodadas no Brasileirão, o Palmeiras de Luiz Felipe Scolari, líder com cinco pontos de vantagem sobre o segundo colocado, pode igualar sua série de 18 jogos sem derrotas, obtida entre as edições de 1997 e 1998, também com Felipão no comando. Com mais dois jogos sem ser batido, o Verdão pode também chegar à maior invencibilidade no Brasileirão por pontos corridos.

O time alviverde foi vice-campeão em 1997 e nos últimos 15 jogos daquele edição conseguiu sete vitórias e oito empates (após dois 0 a 0 na final, o Vasco foi campeão por ter a melhor campanha). As três primeiras rodadas de 1998 completam a sequência. Portanto, entre 1997 e 1998, durante a primeira gestão de Scolari, foram 18 rodadas invicto, com nove vitórias e nove empates.

O aproveitamento na atual sequência é melhor: são 13 vitórias e quatro empates. A última derrota do Palmeiras no Brasileiro deste ano foi no dia 25 de julho, o 1 a 0 para o Fluminense no Maracanã que culminou na queda de Roger Machado.

A primeira vitória destas 13 veio contra o Paraná, com Wesley Carvalho, técnico do sub-20, no banco de reservas. Felipão já tinha acertado seu retorno, mas ainda definia a mudança de Portugal para São Paulo. Nos 16 jogos seguintes, o comando já era do ídolo.

Restando seis jogos para disputar, o Verdão pode chegar à sua segunda maior sequência invicta no Brasileiro, os mesmos 23 jogos sem derrota de 1994, quando também foi campeão. O recorde palmeirense, contudo, ainda é a série entre 1972 e 1973, quando a Academia ficou 26 partidas sem ser batida. Nas duas temporadas desta maior marca, o clube também acabou com o título.

Desde que o campeonato passou a ser disputado por pontos corridos, as maiores séries sem derrota são do Corinthians: 19 jogos em 2017 e 19 também entre as edições de 2010 e 2011. Atlético-PR, em 2004, São Paulo, em 2008, e Sport, entre 2014 e 2015, tiveram 18 rodadas de invencibilidade cada um.

O Palmeiras lidera o Brasileiro com 66 pontos, tendo cinco pontos de vantagem para o Inter. De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Verdão tem 88% de chances de conquistar o título. A agenda alviverde ainda tem: Atlético-MG (fora), Fluminense (casa), Paraná (fora), América-MG (casa), Vasco (fora) e Vitória (casa),