Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Palmeiras faz jogo constrangedor e se afunda na crise; leia análise

Time foi totalmente dominado pelo Flamengo, e duelo entre dois postulantes ao título virou um choque de realidade para o atual campeão brasileiro. Pressão só cresce...

Palmeiras teve atuação muito fraca contra o Flamengo, no Rio de Janeiro (Foto: Maga Jr/O Fotográfico)
Escrito por

A pressão que já era grande após a eliminação em casa na Copa Libertadores só irá aumentar no Palmeiras, depois da constrangedora derrota para o Flamengo por 3 a 0, no Maracanã. Aquele que seria um embate entre dois times que brigam pelo título brasileiro acabou sendo um choque de realidade para o atual campeão, que vive crise e foi amplamente dominado.

Esta é, com folga, a pior atuação sob o comando de Luiz Felipe Scolari. O time, inclusive, sofreu três gols pela primeira vez desde o retorno do técnico ao clube, em julho do ano passado. Ofensivamente, o Verdão não conseguiu finalizar nenhuma bola na meta de Diego Alves - as duas que resultaram gols alviverdes foram anuladas por impedimentos milimétricos.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

O impressionante domínio rubro-negro veio mesmo com uma escalação teoricamente mais cautelosa do Palmeiras, com três volantes - Felipe Melo, Bruno Henrique e Matheus Fernandes. Mas a mobilidade do meio para frente no Flamengo deixou o Palmeiras perdido. Cada jogada trabalhada na entrada área era um drama. Nas poucas vezes em que o Verdão teve a bola, não havia força para chegar em Luiz Adriano.

E com toque de bola, envolvendo o time de Scolari, os cariocas derrubaram a estratégia alviverde, ao fazer 1 a 0 com 11 minutos de jogo. Arrascaeta, de cabeça, fez o Fla ir para o intervalo vencendo por 2 a 0. Mas poderia ter sido até pior: além do abafa rubro-negro, o Palmeiras não conseguiu finalizar.

Raphael Veiga entrou no lugar de Matheus, que jogou melhor do que Bruno Henrique no primeiro tempo. O desempenho no lado alviverde continuou apático. Gabigol, de pênalti, fez o terceiro, e o fim de jogo foi muito tranquilo para o Flamengo, que quando queria acelerar ainda teve chances para fazer o quarto e além.

É um momento muito preocupante para o Palmeiras. Luiz Felipe Scolari fez escolhas muito questionáveis, como tem sido desde a pausa para a Copa América, mas é algo recorrente no Verdão esta crise de desempenho no meio de uma temporada - todo ano desde 2015 ocorre.

Antes deste desempenho constrangedor, Maurício Galiotte havia dito que não tiraria nem Alexandre Mattos nem Felipão. Mas a cobrança da torcida ficará certamente mais barulhenta por mudanças.