Olhar do Porco

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Favorito à vaga de Dudu, Zé Rafael reencontra rival de seu melhor jogo

Contra o Fortaleza, adversário de domingo, meia-atacante marcou seus dois primeiros gols com a camisa do Palmeiras e ainda deu assistência em goleada por 4 a 0, no Allianz Parque

Zé Rafael foi o melhor em campo na vitória por 4 a 0 no Allianz Parque e pode ser titular em Fortaleza (Flávio Hopp)
Escrito por

Mano Menezes ainda não definiu quem substituirá Dudu, suspenso por acúmulo de cartões amarelos, neste domingo, contra o Fortaleza, no Ceará. Entre os principais candidatos, Zé Rafael sai na frente, teoricamente, por ter sido mais utilizado pelo técnico do que os concorrentes. Caso seja escolhido, terá a chance de reencontrar o rival de sua melhor atuação pelo Palmeiras.

Na abertura do Campeonato Brasileiro, em 28 de abril, o camisa 8 saiu do banco, no Allianz Parque, ainda com oito minutos de partida, quando Ricardo Goulart precisou ser substituído. O ex-meia-atacante do Bahia foi o dono do jogo, com dois gols (os seus primeiros pelo clube) e uma assistência na vitória por 4 a 0. Não à toa, ganhou sequência de vez com o então técnico Luiz Felipe Scolari a partir dali.

TABELA
> Veja classificação e simulador do Brasileirão clicando aqui

Depois de poucas chances no Campeonato Paulista, Zé Rafael já tinha sido titular em dois jogos pela Libertadores, contra o colombiano Junior Barranquilla, no Allianz, e o Melgar, no Peru. Com a lesão de Ricardo Goulart, que acabou se despedindo do clube naquela partida - enquanto se recuperava de cirurgia no joelho direito, recebeu oferta para retornar ao Guangzhou Evergrande, da China -, ganhou sua maior sequência.

Depois da goleada sobre o Fortaleza, Zé Rafael jogou como titular em 13 partidas, e só não atuou quando diversos titulares foram poupados, contra o CSA, em Alagoas, pelo Brasileiro, e o Sampaio Corrêa, no Maranhão, pela Copa do Brasil. Nesse período, marcou mais dois gols, ambos pela Copa do Brasil e no Allianz Parque: nas vitórias por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa e 1 a 0 diante do Inter, pelas quartas de final - o time caiu na volta, nos pênaltis.

Depois disso, Zé Rafael perdeu espaço quando caiu de rendimento com o time. Foi titular na derrota por 2 a 0 para o Ceará, em 20 de julho, em Fortaleza, e iniciou somente mais uma partida com Felipão no comando, no empate por 2 a 2 diante do Bahia, em 11 de agosto, no Allianz Parque.

Mas ganhou chance desde o início na estreia de Mano, na vitória por 2 a 1 sobre o Goiás, no último dia 7, em Goiânia. Foi substituído por conta de uma forte pancada na cabeça que acabou o tirando da partida seguinte, contra o Fluminense. Liberado pelos médicos, entrou no segundo tempo do 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no sábado, em São Paulo.

Essas apostas recentes do novo técnico indicam Zé Rafael como favorito em uma disputa que tem Hyoran e Raphael Veiga como outros dos principais candidatos para a vaga de Dudu. O desempenho diante do mesmo Fortaleza, há quase cinco meses, também pode ser um ponto positivo para o camisa 8.